IFCE vai ofertar 1.840 vagas no Sisu 213.1

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) ofertará 1.840 vagas na edição 2013.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). As oportunidades estão distribuídas por 17 campi da instituição em todo o Estado, distribuídas em 57 cursos de graduação.

De acordo com o calendário divulgado na última quarta-feira, 26, pelo MEC, as inscrições no Sisu estarão abertas a partir do 7 de janeiro de 2013, prosseguindo até o dia 11 do mesmo mês. Os candidatos devem se inscrever pelo endereço eletrônico www.sisu.mec.gov.br.

Por enquanto, o Sisu está disponível apenas para consulta das vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

Concorrerão às vagas do Sisu os estudantes que participaram do Enem em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma — por meio das cotas ou pela ampla concorrência.

Sobre a Lei de Cotas

Em atendimento à Lei nº 12.711, metade do total de vagas dos cursos ofertados pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) será preenchida pelo sistema de cotas instituído pelo governo federal. A outra metade permanece para ampla concorrência.

Cinquenta por cento das vagas será reservado para alunos que estudaram em escolas públicas durante todo o ensino fundamental (no caso dos cursos técnicos) ou o ensino médio (para os cursos superiores).

As vagas reservadas são divididas igualmente em duas categorias: renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e sem renda declarada ou com ganhos acima desse valor. Cada uma dessas frações tem ainda quatro subdivisões proporcionais aos índices do último censo do IBGE, voltadas para os públicos de pretos, pardos e indígenas, que somados representam 66,75%, e para outras etnias, na medida de 33,25%.