Limoeiro do Norte O município tornou-se, desde a última quinta-feira, ponto de encontro de Mestres da Cultura Popular nordestina, durante a sétima edição do "Mestres do Mundo". O evento é realizado desde 2005, numa promoção da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Ministério da Cultura, com parceria da Comissão Cearense de Folclore e Prefeitura de Limoeiro do Norte. O evento é aberto ao público e terá encerramento hoje, na Praça da Matriz.
A abertura oficial foi realizada na última quinta-feira, com o cortejo iniciando às 19h e encerrando com o sineiro Mestre Getúlio tocando o sino da Matriz. Houve abertura institucional com autoridades estaduais e municipais e apresentação dos mestres convidados.
As apresentações do bumba-meu-boi, do reisado e dos grupos folclóricos, na primeira noite do evento, emocionaram o público e os mestres.
Caninha Verde
A fortalezense Dona Gerta, que desde a década de 1940 é brincante do reisado, se emocionou ao subir ao palco para mostrar um pouco da brincadeira do grupo Caninha Verde. Com a saúde debilitada, a mestra, de 83 anos, agora se esforça para estar presente nas apresentações. "Enquanto vida eu tiver eu quero participar dessa brincadeira", afirma. Hoje, juntamente com a filha Maria José, ela ensina às novas gerações o que aprendeu quando jovem. Participam do grupo Caninha Verde cerca de 23 crianças.
De acordo com o coordenador do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura do Estado, Otávio Menezes, o VII Mestres do Mundo é um evento que faz parte do Projeto Tesouros Vivos.
O projeto tem o intuito de aproximar os mestres diplomados da cultura popular do Estado para que eles se conheçam e troquem experiências. "Essa é a oportunidade que eles têm para interagir. Um evento como esse é importante para deixar para as novas gerações os saberes desses mestres".
Atualmente, 60 mestres foram diplomados em todo Estado, sendo este o número limite dentro da lei estabelecida em 2006 pela ex-secretária de cultura, Cláudia Leitão. "Esse número não representa quantos mestres de cultura popular temos no Estado. Nós pretendemos estender esse número, mas é um projeto que leva tempo para ser aprovado", explica Otávio. Dos 60 mestres diplomados no Ceará, 40 estão participando do evento.
Segundo o coordenador, a falta de apoio de algumas Prefeituras em ceder o transporte foi um dos empecilhos para a participação efetiva dos mestres na programação.
O presidente da Comissão Cearense de Folclore, Henrique Rocha, afirmou que a realização do "Mestres do Mundo" no município de Limoeiro consolidou-se pelo apoio e incentivo do poder público local e pela receptividade da população.
"Como a cidade recepciona bem e tem, historicamente, o apoio da Prefeitura Municipal, acaba se transformando em sede desses grandes eventos, passando a ter o privilégio de construir um calendário cultural de cultura popular", afirma.
Atrações nacionais foram convidadas para apresentações na estrutura montada na Praça da Matriz. O baiano Raimundo Sodré realizou o show de encerramento na primeira noite da programação. A orquestra de Tambores de Alagoas (PB) apresentou-se na sexta feira. Mestres de todas as regiões do Estado participaram em todos os momentos do evento.
A proposta do encontro é ter abrangência internacional, como aconteceu em edições anteriores. Porém, neste ano, devido a limitações financeiras, participaram somente mestres do Estado do Ceará.
A média de público estipulada pela organização é de duas mil pessoas por noite, entre participantes e espectadores.
A programação da manhã contou com a Roda de Mestres. O público pode apreciar a troca de experiências nas mais diversas artes como a dança, artesanato, instrumentos, música, poesia, trovas, ladainhas, ervas medicinais, orações e ritos.
Rei do Baião
À tarde, aconteceram seminários e debates sobre Luiz Gonzaga e a obra centenária de Carlos Barroso "Terra do Sol", com professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Federal de Educação, Ciëncia e Tecnologia do Ceará (Ifce). Todas as atividades foram realizadas no campus do IFCE neste município.
O evento encerra-se hoje à noite com missa na Igreja Matriz às 19h. A partir das 20h30, na praça, sobem ao palco as atrações estaduais Mestre Docas Zacarias de Milagres, Pastoril Nossa Senhora de Fátima de Fortaleza e também o Mestre Totonho Violino de Mauriti.
As apresentações que encerrarão a programação conta com a participação de Lucy Alves e Banda Clã Brasil (PB) e Coco de Toré Pandeiro do Mestre (PE).
A edição deste ano trouxe ao público uma homenagem dos mestres ao centenário do nascimento de Luiz Gonzaga e também do escritor cearense Gustavo Barroso. As noites contam com bom público na praça.
Mais informações
VII Encontro Mestres do Mundo
Até hoje, aberto ao público
Praça da Matriz
Limoeiro do Norte - Ceará
http://www.secult.ce.gov.br
ELLEN FREITAS
COLABORADORA
Comentários