Fortaleza terá 90 novos fotossensores em três meses
Fortaleza ganhará, em aproximadamente três meses, 90 novos equipamentos de fiscalização eletrônica, somando-se aos 240 já existentes. Cinquenta destes fotossensores deverão ser implantados nas vias que receberam os corredores prioritários para ônibus (Bus Rapid Service – BRS). O anúncio foi feito, ontem, quando a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) recebeu 18 novas motocicletas.
Não há, entretanto, nenhuma definição sobre os locais específicos para instalação dos equipamentos. De acordo com o chefe do Núcleo de Trânsito da AMC, Arcelino Lima, o contrato com as empresas foi firmado no último dia 14 e tem previsão de implantação nos próximos 90 dias. “Existe uma Resolução do Código [de Trânsito Brasileiro] que prevê análise para instalação de fotossensores. É preciso saber qual equipamento vai substituir outros já existentes”, explicou.
18 NOVAS MOTOS
Atualmente, a frota da AMC é de 53 motos e o planejamento do órgão, de acordo com o presidente Ademar Gondim, é que a renovação da frota de veículos aconteça no ano que vem. “Os veículos de hoje não são adequados e a equipe de transição já fez uma reunião sobre isso com a nova gestão”, declarou Ademar. As motocicletas do tipo on-off Road deverão ampliar a capacidade de atendimento de ocorrências da Capital.
“Os agentes precisam atuar na orientação do trânsito e socorro e prevenção de acidentes, e veículos mais adaptados e ágeis são fundamentais”, destacou. A implantação dos fotossensores, de acordo com Ademar, iria corroborar com este objeto, pois diminuiria a atuação dos agentes quanto à fiscalização.
Ademar fez um breve balanço sobre o legado deixado pela gestão atual e, segundo ele, a organização do sistema de transporte público, incluindo o transporte complementar; os avanços na área semafórica e a aplicação na Lei de Mobilidade Urbana são os grandes destaques.
Comentários