Iguatu. Alguns cruzamentos de ruas e avenidas nesta cidade, na região Centro-Sul, necessitam com urgência de sinalização horizontal, vertical e de instalação de semáforos. O risco de acidentes é diário nesses pontos. O mais crítico fica na Avenida Perimetral, trecho urbano da CE 060 (Estrada do Algodão). Há registro de várias colisões entre carros e motos nos últimos meses.
Os moradores desta cidade reivindicam do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Prefeitura Municipal de Iguatu a colocação de sinalização em diversos cruzamentos.
Nos horários de maior fluxo de veículos que se verifica às 7, 11 e às 17 horas o risco de acidente é elevado. Automóveis, caminhões, motos e bicicletas tentam fazer retorno ou cruzar essas vias. Os veículos se aglomeram e tentam fazer a sua manobra arriscada sem definição de quem está na preferencial.
O cruzamento da Avenida Perimetral (trecho urbano da CE 060) com a Rua Governador Plácido Castelo é um dos pontos mais críticos que necessitam com urgência de um semáforo. Recentemente, o retorno foi proibido no trecho, entretanto, carros e motos insistem em desrespeitar a sinalização.
Caos
"É um caos no horário de pico", disse o mecânico Paulo Souza. "Carros e motos ficam tentando atravessar a via e outros veículos querem fazer retorno, em manobras arriscadas", salientou.
A sinalização desse cruzamento na Avenida Perimetral é de responsabilidade do Detran, pois é um trecho urbano da CE 060, uma via estadual. "Os acidentes ocorrem todas as semanas", disse a comerciária Cláudia Ribeiro.
Pela manhã cedo e no fim da tarde há dificuldades dos condutores fazerem as manobras desejadas porque o fluxo de veículos aumenta. Os moradores lamentam que até hoje o Detran não sinalizou adequadamente esse ponto crítico no trânsito urbano da cidade.
Asfalto
Recentemente, a Prefeitura de Iguatu asfaltou diversas ruas da cidade. Em várias vias foram realizados serviços de recapeamento. Resultado: a nova camada de asfalto encobriu a antiga sinalização horizontal, que são pintura e redutores de velocidade. Em pelo menos três trechos que fazem cruzamento com passagens de nível da linha férrea há risco elevado de acidentes.
O novo asfalto liso deixou indefinida a via preferencial em três pontos da Avenida Guilherme de Oliveira. No cruzamento próximo ao Cemitério Parque da Saudade, a retirada de redutores fixos de velocidade e a falta de pintura de sinalização deixaram em dúvida os motoristas.
Além do desconforto, a crítica popular é com relação à desordem no trânsito. "A gente tende a passar direto e quando menos espera há outro veículo ultrapassando na nossa frente", disse o empresário Luís Moreira.
Outro ponto crítico é o cruzamento da Rua Boa Vista com a Avenida 27 de Novembro, próximo ao conhecido Balão do INSS. Sem sinalização, os carros e motos que seguem na avenida tende a passar direto, aumentando o risco de colisão entre veículos. "Toda semana tem acidente nesse trecho", disse o metalúrgico Antônio Dias. "É preciso que o Demutran faça a sinalização desses trechos".
Nesta semana, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, esteve em audiência com o superintendente adjunto do Detran no Ceará Júlio Cavalcante. Na ocasião, solicitou serviços de sinalização do trânsito para a cidade. "Apresentamos a necessidade de instalação de semáforos, lombadas eletrônicas na Avenida Perimetral e melhoria de retorno naquela via", disse Agenor Neto. O prefeito eleito, Aderilo Alcântara participou do encontro.
Com relação aos trechos de responsabilidade do município, o prefeito disse que iria providenciar a recolocação e melhoria da sinalização vertical e horizontal, após o recapeamento asfáltico de várias ruas. O prefeito Agenor Neto solicitou ainda a construção de uma unidade de Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Iguatu, para atender os moradores da região Centro-Sul do Ceará com serviço diário de habilitação de trânsito.
Mais informações:
Departamento Municipal de Trânsito
Demutran
Rua Monsenhor Coelho, S/N
Telefone: (88) 3582. 5906
HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER
Comentários