Cidade Mais Infância deve se tornar uma atração turística no Ceará
Equipamento já recebeu 27 mil visitantes nos dois primeiros meses de funcionamento
Autor Bruna Lira
Cidade Mais Infância está localizada no Centro de Eventos do Ceará Crédito: Yuri Allen/Especial para O Povo
Em funcionamento desde julho deste ano, a Cidade Mais Infância (CMI), equipamento do Governo do Estado, gerido pela Secretaria de Proteção Social (SPS), localizado no Centro de Eventos, em Fortaleza, deve se tornar uma atração turística no Ceará. O espaço tem como objetivo proporcionar às crianças um ambiente seguro para desenvolver habilidades sociais e cognitivas por meio de atividades pedagógicas realizadas nos 33 cenários que compõem a Cidade.
Nos dois primeiros meses de operação, a CMI já se consagrou um sucesso entre famílias, escolas e projetos sociais. Durante o período, foram totalizadas 27 mil visitas ao local. Uma delas foi a família da coordenadora pedagógica e professora Camila Menezes, que levou a filha Lavínia, de 6 anos, e os sobrinhos para conhecer a Cidade pela primeira vez.
os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
“Eu trabalho com educação, como professora e coordenadora escolar, então penso que estava faltando em Fortaleza um espaço educativo, lúdico e dinâmico. Sei que existem várias praças e espaços na cidade voltadas para as crianças, mas um lugar fechado específico e que traga segurança ainda não tinha”, relata a mãe.
Em concordância à Camila, a coordenadora geral da Cidade Mais Infância, Patrícia Rinaldi, explica que a ideia do equipamento é que a criança se entenda como cidadã integrante da sociedade, com direitos e deveres.
“Acho que essa é a grande virada de chave. As antigas gerações não tinham políticas públicas tão efetivas para esse público. Acho que o Mais Infância é um programa plural e que trabalha muito sobre o protagonismo infantil”, pontua.
A Cidade Mais Infância é uma exposição interativa voltada para o público infantil. O espaço de 7.000 m² da cidade cenográfica oferece alternativas de lazer por meio de atividades sociais e culturais, privilegiando a formação, promoção e o desenvolvimento dos cidadãos, como parte do Programa Mais Infância Ceará.
Como forma de ingresso na Cidade, são solicitados 4 kg de alimento por criança. Os mantimentos são doados para o Programa Mais Nutrição. Com eles, são montadas cestas básicas e produzidas as sopas comunitárias distribuídas entre as associações beneficiadas.
Entre os aprendizados conquistados ao longo da visita à Cidade, o pequeno Matias Saraiva, de 11 anos, lista alguns: passar pela faixa de pedestres, respeitar os sinais, apertar os botões nos semáforos para pedir a passagem e andar sempre pela calçada. Ele conta que os cenários que mais gostou de conhecer foi o da Cagece e o do Detran.
"O que mais gostei até agora foi a Cagece, porque eles dão óculos de realidade virtual em 3D e mostram como é feita a limpeza da água e como ela chega nas nossas casas. É muito legal! E a gente pode visualizar tudo de perto. Gostei do Detran também, porque a gente pode simular dirigindo e depois tirar a carteira de habilitação no Vapt Vupt", diz Matias.
Segundo a coordenadora Patrícia, o espaço é um projeto inovador e único no Brasil nesta dimensão e com os objetivos aos quais se propõe a cumprir.
“Viemos recebendo muitas visitas de outros estados e até mesmo internacionais, que vêm para conhecer a estrutura e ficam encantados pela inovação do espaço. Além de fomentar a cidadania, a Cidade Mais Infância — a longo prazo — em parceria com a Secretaria de Turismo vai trabalhar para alavancar a questão turística”, afirma.
Ela comenta ainda que o intuito é fazer do equipamento um destino turístico internacional. Para isso, todas as equipes que trabalham na CMI estão sendo treinadas para atender em outros idiomas.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Turismo do Ceará (Setur). A pasta informa que está “planejando ações para divulgar o equipamento para turistas por meio da política exitosa de promoção da marca Descubra Ceará, que participa de feiras, eventos e promove capacitações no mundo todo”. Prazos não foram divulgados.
A Setur salienta ainda que, até o momento, essa é a única política pública no Ceará neste segmento. “Desconhecemos outro equipamento com os mesmos atrativos e objetivos a nível Brasil”, detalha a pasta.
Serviço
Cidade Mais Infância
Dias: Quinta-feira a domingo
Horários: das 13 às 18 horas
Inscrições no site
Leia mais em: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2023/10/23/cidade-mais-infancia-deve-se-tornar-uma-atracao-turistica-no-ceara.htm
Comentários