Curso de Policiamento Turístico é iniciado na Aesp com policiais militares
A formação deve ser concluída no fim do mês de outubro, após 160 horas/aula, em atividades presenciais.
Ascom Aesp - Texto e Foto
Quase 40 policiais militares estão participando do Curso de Policiamento Turístico, iniciado nessa segunda-feira (2), na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE). A formação deve ser concluída no fim do mês de outubro, após 160 horas/aula, em atividades presenciais. O objetivo do curso é preparar os alunos para o atendimento ao público que frequenta regiões turísticas. Inicialmente, compõem a turma 37 praças e oficiais da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE).
Para o instrutor da disciplina Diversidade Étnico, Social e Cultural da Sociedade Cearense, o 1º sargento PM Walber Santos de Andrade, é fundamental que esses policiais tenham conhecimento histórico e sociológico sobre a formação do povo cearense e suas características específicas. “É muito importante que o profissional de segurança pública tenha noção da diversidade étnica presente na sociedade, que é resultado da miscigenação entre as três principais matrizes étnicas: a branca, a indígena e a negra descendente africana, tanto a nível local como a nível nacional também. A gente procura trabalhar as características sociológicas e as identidades presentes na sociedade cearense, bem como as suas características intrínsecas”, aponta Andrade.
Um dos alunos é o capitão PM Daniel Souza de Oliveira. Ele comanda a 2ª Companhia do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), em Jericoacoara, e cita que o curso deve capacitar os agentes de segurança pública para a lida de forma adequada e com excelência com os diversos públicos que visitam o Ceará. “É uma modalidade de policiamento que eu me identifiquei e costumo dizer que o policiamento turístico é um policiamento de excelência. Muitas pessoas que visitam o Ceará têm contato apenas com policiais do batalhão turístico, o que faz com que a imagem do policiamento do estado seja associada diretamente a essa modalidade. Por isso, é fundamental que os policiais sejam educados, saibam se comunicar e possuam conhecimentos voltados para o atendimento ao turista, como por exemplo, falar inglês e espanhol. O curso de policiamento turístico capacita os agentes para exercerem essa função de forma eficiente”, destaca o oficial.
Esse treinamento envolve uma série de disciplinas importantes, como Atendimento Pré-Hospitalar, Noções de Inglês e de Espanhol Aplicados ao Serviço, Sistema Rodoviário do Estado do Ceará, Situação Jurídica do Estrangeiro no Brasil, Diversidade Étnico-Social e Cultural, Direção Off-Road e Noções de Teoria Geral do Turismo.
Essa é mais uma ação educacional de caráter acadêmico que a Aesp/CE desenvolve para o engrandecimento dos profissionais das Forças de Segurança e, também, para o bom atendimento à população.
https://www.ceara.gov.br/2023/10/03/curso-de-policiamento-turistico-e-iniciado-na-aesp-com-policiais-militares/
Comentários