CE: Estudantes lançam filme sobre ´lendas universitárias´
Sobral. Alunos universitários lançam filme sobre "lendas urbanas" da faculdade. A iniciativa, nascida de uma dupla, agradou a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que apoiou o projeto, inclusive financeiramente.
Foram dois meses de gravação e um de pesquisa a fim de reunir as principais histórias sobre os prédios do Campus Betânia, o mais antigo da universidade em Sobral.
O longa tem cerca de 80 minutos e foi gravado com uma câmera fotográfica digital, cedida por um amigo do estudante Augusto César dos Santos, o roteirista do projeto. Ele conta que a ideia nasceu a partir das histórias contadas por alunos e funcionários. Tendo como título "Depois das Dez", o filme reúne cerca de seis contos sobre o que pode acontecer na faculdade depois dos alunos voltarem para casa.
"Nossas fontes foram principalmente os vigias, que ficam aqui sozinhos à noite. Deles tivemos algumas de nossas histórias mais impressionantes, que repercutiram até entre quem não participava do filme", conta.
Antiguidade
Criada oficialmente em 1968 por Lei Municipal, a UVA possui prédios ainda mais antigos, pois abrigava os seminaristas antes da universidade. Augusto diz, ainda, que durante o trabalho com a sua colega e produtora, Raylane Neres, houve boatos até de que um dos prédios poderia ter sido um necrotério. "Claro que isso não é confirmado historicamente, mas se tornou um fator interessante para o que estamos ambientando. Sabemos que em capelas e igrejas antigas havia o costume de enterrar alguns padres, e aqui temos uma capela bem antiga, com mais de 50 anos", aponta.
Para a produtora, o trabalho foi bem maior do que o esperado, mas valeu à pena. "Tinha que conseguir permissões para gravar na faculdade à noite, depois que os demais alunos vão para casa. Além disso, tive que pesquisar e selecionar as histórias junto com César e tivemos milhões de noites acordadas entre esses corredores", disse.
Experiência
O ator principal do longa, Johan Lucas dos Santos, já possui experiência no ramo. Ator de teatro, ele conta que foi um desafio interpretar coisas não naturais do seu cotidiano. "Diferente de um papel qualquer, que vou expressar coisas como alegria e tristeza, nesse papel eu tive que estar em constante tensão. As muitas horas sem dormir ajudaram muito nesse sentido", brincou.
Para a gravação, o cinegrafista responsável foi Ernandes Pereira Bernardes, que utilizou uma câmera fotográfica e um computador caseiro para edição do vídeo. Um dos grandes desafios destacados por ele foi a impossibilidade de captura independente de áudio. "Mesmo assim, o filme ficou ótimo. O que não tivemos de recursos resgatamos em imaginação para criar efeitos e coisas do tipo". A pré-estreia aconteceu no último dia 12, no Auditório do Memorial da Educação Superior de Sobral (MESS), no campus Cidao, e contou com a participação da equipe do filme e convidados.
História
Estrelado por Johan dos Santos, com participação especial dos professores Cândido Fernandes e Kércia Morais, o filme conta a história de Fernando, jovem estudante que precisa ficar na Universidade depois das 22 horas. Ele acaba se deparando com uma série de personagens que parecem fugir do convencional e, em busca do computador de sua tia, vai descobrindo, a cada momento, a veracidade das "lendas universitárias".
A UVA foi representada pelo chefe de gabinete da Reitoria, Antonio Marcielyo Fonteles Vital e a pró-reitora de Cultura, Giovana Saboya Mont´Alverne que elogiaram a qualidade da produção e do roteiro, destacando as cenas de suspense.
"Ver que os meninos estão explorando cada vez mais o áudio-visual é estimulante, pois hoje devemos nos utilizar das ferramentas que a tecnologia nos proporciona. Fiquei muito admirada com a técnica de gravação deles, principalmente, na penumbra. Estão todos de parabéns. Se queriam deixar os telespectadores em suspense, conseguiram", ressalta.
Giovana conta que observar aquelas cenas em um cenário tão conhecido para ela fez com que visse a Universidade com outros olhos. "Já são 30 anos de UVA na minha história, e ver esses locais por onde passo constantemente serem palco de mistérios fez com que eu os observasse com mais atenção".
Para o roteirista, a intenção era exatamente essa. "Na calada da noite, a UVA não é tão vazia quanto parece", finaliza.
Mais Informações
Pro Reitoria de Cultura da Uva
Av Dr Guarany, S/N
Derby Clube
Cidade de Sobral
Telefone: (88) 3611.6978
Comentários