Após 14 anos, açude São José III inicia sangria, em Ipaporanga

Foram muitos anos de estiagem, em alguns lugares com mais de 10 anos de chuvas abaixo da média

Ana Luiza Soares - Ascom Cogerh

Sangrou, nesta quinta-feira (27), o açude São José III, localizado no município de Ipaporanga, região da Bacia dos Sertões de Crateús. Com isso, passou para três o número de reservatórios que estão vertendo na Bacia, que agora registra pouco mais de 32% da capacidade total. Na classificação da Cogerh, a situação passou de “crítica” para “em alerta“. Os açudes Sucesso, Batalhão e São José III são os que seguem vertendo na região.

A última vez que o reservatório sangrou foi em 2009, ano em que todos os açudes da região atingiram a capacidade máxima. “De lá pra cá, a estiagem prolongada foi predominante, e algumas cidades pertencentes à bacia tiveram de contar com manobras estratégicas, como a perfuração poços profundos e rede adutora para garantir o abastecimento humano da população local”, como relembrou o gerente regional da Cogerh na Bacia dos Sertões de Crateús, Rodrigues Júnior.

A recuperação do volume de alguns reservatórios segue ocorrendo, como é o caso da Bacia do Banabuiú, que passou de 9% para 39% da capacidade total, e dos Sertões de Crateús (agora com 32%). Foram muitos anos de estiagem, em alguns lugares com mais de 10 anos de chuvas abaixo da média”, explicou João Lúcio Farias, diretor de Planejamento da Cogerh.

O atual volume acumulado em todo o Estado do Ceará é de 49,7%, considerando os 157 açudes monitorados pela Companhia.

https://www.ceara.gov.br/2023/04/29/apos-14-anos-acude-sao-jose-iii-inicia-sangria-em-ipaporanga/