Quatro alunos de escola em Caucaia tomam café com remédio e vão parar no hospital
Uma aluna levou remédio para a escola e o colocou na garrafa de café de outra estudante
O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) afirma que os discentes deram entrada nas unidades de saúde do município após sintomas de intoxicação
Autor Gabriel Gago
Foto de apoio. Samu foi acionado pela gestão do colégio estadual, em Caucaia(foto: MAURI MELO/O POVO)
Quatro alunos do ensino médio da escola Presidente José Sarney, em Caucaia, a 20,3 km de Fortaleza, foram para o hospital na manhã desta sexta-feira, 10, após ingerirem café misturado com um medicamento ainda desconhecido.
Uma aluna levou remédio para a escola e o colocou na garrafa de café de outra estudante. O líquido foi ingerido tanto pela dona da garrafa como por outros três estudantes da turma.
De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), a unidade escolar, assim que soube do fato, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para prestar socorro aos estudantes. Dois alunos foram encaminhados ao hospital municipal, enquanto os outros dois foram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Ainda segundo a pasta, os responsáveis pelos jovens envolvidos foram prontamente convocados pela gestão da escola para acompanhá-los no atendimento médico.
Havia a suspeita de que os bebedouros da unidade escolar estivessem contaminados. No entanto, a Seduc afirma que as escolas estaduais lacram os recipientes, dessa forma, descarta-se a possibilidade.
Procurada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o caso está sendo investigado pela Delegacia Metropolitana de Caucaia. Um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o ocorrido foi registrado no 18º Distrito Policial (DP) e depois encaminhado para o 23º DP. O POVO perguntou à pasta se a situação se enquadra em algum crime análogo tipificado, qual medicamento foi usado e se os pais ou responsáveis já prestaram depoimentos, mas os questionamentos não foram respondidos.
Enredo do caso
A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, junto a gestão escolar, são os responsáveis por manejar a problemática.
O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que gerencia as unidades de saúde de Caucaia, informa que, nesta manhã, quatro pacientes deram entrada nas unidades de saúde do município após sintomas de intoxicação.
O INTS ressalta que os pacientes receberam atendimento imediato e todos os cuidados médicos foram realizados. Neste momento, os pacientes estão em observação e o quadro é considerado estável.
A Escola está apurando os fatos. A unidade de ensino receberá atendimento de psicólogo e de assistente social com foco na atenção a esta ocorrência.
Leia mais em: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/caucaia/2023/02/10/quatro-alunos-de-escola-em-caucaia-ingerirem-cafe-com-remedio-e-vao-parar-no-hospital.html
Comentários