EDUCAÇÃO: Sistema inova na avaliação de estudantes

Tauá Francisca Jéssica Oliveira, de 9 anos, estudante do 3° ano da Escola João Victor Mota, localizada em São João dos Cândidos, Distrito de Marruás, neste município, está feliz com o seu notebook. Diz que vai colocar os seus trabalhos no equipamento e acessar a internet. No semblante do seu pai, Francisco Gerlídio, a satisfação é visível. Comemoram o êxito da garota, que ficou entre os nove melhores alunos do município, na Avaliação Municipal da Educação de Tauá (Amet). A cidade inovou com a criação do sistema há três anos, iniciativa inédita nesta região.

Escola de Raimundo Gonçalves Maia, em Tauá, foi examinada pela Avaliação Municipal da Educação de Tauá (Amet) e obteve resultados satisfatórios, com premiação para os estudantes e também professores

O Amet é um Sistema de Avaliação Externa que visa ao diagnóstico e acompanhamento da aprendizagem dos alunos e das práticas educativas dos sujeitos, explorando as possibilidades de intervenção político-pedagógica das escolas e do sistema de ensino para a concretização das mudanças desejadas. "O nosso objetivo principal é de fato melhorar a qualidade do ensino no município e conseguimos ao longo destes três anos", diz o secretário de educação, João Álcimo Viana, ressaltando que a premiação é um fator motivador e reconhecedor.

Assim como Jéssica e seu pai, várias outras famílias sentiram a emoção do reconhecimento de seus filhos na solenidade de premiação da Amet e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação do Ceará (Spaece), referente a 2011, realizada na quadra poliesportiva da Escola de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade, na última semana, pela Secretaria Municipal de Educação. Muitos professores, coordenadores e diretores de escolas também foram reconhecidos e premiados.

A professora Araci Aparecida leciona em uma turma do 2° ano da Escola Raimundo Gonçalves Maia, em Vila Castelo. Em 2011 tinha 16 alunos em sua turma e todos obtiveram proficiência nas avaliações no sistema Amet. Resultado: Araci foi destacada na solenidade como uma das melhores professoras por território pedagógico e ganhou, além da placa de reconhecimento, um salário a mais em sua conta, o 14° do ano. Toda feliz revela que com o dinheiro extra dará entrada em uma motocicleta 0km.

Novo olhar

Para ela, a Amet trouxe um novo olhar para a aprendizagem na educação local. "Há três anos, com o sistema de avaliação municipal direcionamos o nosso olhar para a aprendizagem do aluno. Nós fazemos um diagnóstico mensal analisando o nível do aluno de forma minuciosa e então trabalhamos na realidade de cada um. Muitas vezes fazemos a intervenção de imediato, logo que detectamos o problema, não esperamos nem chegar o período do diagnóstico mensal".

A diretora da escola, Marinalva Gomes, comemora os resultados do colégio, que teve dois alunos premiados em nível geral, 20 professores e foi escolhida como a melhor escola em seu território pedagógico. Vê com bons olhos o sistema de avaliação, implantado desde 2009.

"Com a Amet a educação municipal só tem crescido. Os professores competem e se engajam para conseguir bons resultados junto aos seus alunos e estes, por sua vez, se esforçam para conseguir premiação", ressalta a gestora, contando que a escola fica movimentada durante todo o ano, pois os professores realizam eventos, gincanas e diversas atividades motivacionais direcionadas aos seus alunos.

O coordenador da escola da estudante Jéssica, José Fabrício Cavalcante, destaca o sistema como provocador de soluções dentro da Escola. "É importante porque passamos a ter uma noção de como anda a escola e o aprendizado dos alunos. Daí criamos soluções para evoluir", opina.

Crescimento

Nesta edição, a prova Amet avaliou os conhecimentos concernentes à Língua Portuguesa e Matemática, de um público de 5.132 alunos de 3º, 4º, 6º, 7º e 8º ano, de 75 escolas da Rede Municipal de Ensino. A avaliação atestou o crescimento de 30 pontos na escala de proficiência do Ensino Fundamental I, compreendendo 3º e 4º anos, além de demonstrar o expressivo crescimento da aprendizagem nas turmas multisseriadas, de acordo com dados da gestão municipal. Não somente as notas, mas a frequência e o comportamento dos alunos também são levados em consideração pelo sistema.

Durante a solenidade, 411 alunos, do 2º ao 9º ano receberam troféus por seus desempenhos nas duas avaliações (Amet e Spaece).

Já os melhores alunos por território pedagógico (9, ao todo), receberam notebooks, como é o caso da estudante Jessica. Os professores, cujas turmas tiveram a melhor proficiência nas avaliações, por território pedagógico, receberam um 14º salário. As melhores escolas e melhores gestores escolares também foram premiados. As escolas com equipamentos à sua escolha (freezer, data show ou bebedouro) e os gestores receberam comendas.

Método mostra melhoria em ensino

Tauá "Relevante ferramenta diagnóstica de aprendizagem a nível municipal, que nos aponta caminhos e fundamenta as possíveis intervenções. O mecanismo de premiação por desempenho em termos de proficiência, também tem motivado nossos alunos e professores, gestores e unidades escolares". É dessa forma que Odilon Aguiar, prefeito deste município, resume a Avaliação Municipal da Educação de Tauá (Amet).

O Amet nasceu de uma proposta de profissionais da educação local. Quatro professores de carreira são responsáveis pelo projeto, bem como a execução, contando com o apoio de uma professora do campus local da Uece

O Amet nasceu de uma proposta de profissionais da educação local. Quatro professores de carreira são responsáveis pelo projeto, bem como a execução, contando com o apoio de uma professora do campus local da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A cada ano, o sistema é aperfeiçoado.

De acordo com Aguiar, ao assumir a gestão municipal sentiu a necessidade de acompanhar o setor educacional. A proposta dos profissionais foi aceita de pronto. "Preocupava-nos a construção do saber e o acompanhamento mais próximo da educação e assim saber exatamente os avanços e corrigir as deficiências. Daí, então, criamos o sistema de avaliação", recorda.

Três anos depois, a educação comemora a melhoria nos indicadores municipais. O secretário da Educação, João Álcimo Viana, afirma que se trata de um grande momento da educação tauaense, que representa o crescimento de todos os indicadores de aprendizagem, confirmado nos resultados do Amet, do Spaece e também do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Melhoramos bastante, tanto na nossa avaliação como no Spaece. No Ideb saímos de 4,2 para 5,2. Mas a meta é bem maior", declara o secretário.

Álcimo explica que o município avalia justamente nas séries em que o Spaece não avalia, no 3° 4° e do 6° ao 8° ano, justamente para que o município tenha um quadro geral da educação. No 2°, 5° e 9° ficamos com o diagnóstico do Spaece.

"Sentimos a necessidade de ter em mãos dados gerais da aprendizagem local e o Spaece cobria somente o 2° e 5° ano inicialmente; depois também o 9°", explica Álcimo.

Segundo a Secretaria de Educação, com o Amet as ações educacionais em Tauá são definidas por meio de uma Agenda Pedagógica, Avaliativa e Formadora. Daí, são analisados resultados e ações de intervenção, como, por exemplo, oficinas, capacitações e atividades curriculares.

Os alunos que participam do certame são selecionados em pré-teste realizado geralmente no mês de outubro. E os aplicadores são selecionados por meio de uma análise de currículo, e passam por uma formação pedagógica específica, compreendida numa carga horária de oito horas/aula.

Desafios

Mesmo comemorando os resultados da educação local com a implantação do sistema de avaliação, a Secretaria de Educação considera que as metas são maiores e que há muitos pontos ainda a necessitar de avanços "a fim de alcançar o patamar ideal em termos de qualidade de ensino", como ressalta o próprio secretário. Para ele, os grandes ganhos com a prova Amet dizem respeito à conscientização sobre a importância e necessidade da avaliação municipal, a intensificação do acompanhamento pedagógico e a efetivação do fazer pedagógico (respeito ao tempo de aula).

Enumera como desafio maior no município o percentual de alunos que ainda não conseguem se alfabetizar no 2° ano. Considera ainda que devem continuar os investimentos de forma permanente e crescente na infraestrutura das escolas e na formação de professores.

Premiados

20 professores da Escola Raimundo Gonçalves Maia foram premiados, junto com, dois alunos, além de ter sido escolhida a melhor escola em seu território pedagógico

Mais Informações:

Secretaria Municipal de Educação, Avenida Moacir Pereira Gondim, S/N, Bairro Colibris
Telefone: (88) 3437.2168
Cidade de Tauá

SILVANIA CLAUDINO

REPÓRTER