Festa de Santo Antônio é esperança para casamentos

A professora Maria do Socorro Farias viajou mais de 200Km, de Fortaleza a Quixeramobim. Ela aproveitou a oportunidade para fazer o pedido matrimonial no altar da Igreja Matriz 

Quixeramobim. Apesar da indiscutível multiplicação virtual em busca de relacionamentos sérios nas redes sociais, ainda é grande o número de mulheres a acreditarem e apostarem nas graças de Santo Antônio, o casamenteiro, na transformação do sonho do matrimônio em realidade. Ninguém sabe ao certo quem teve o favor divino atendido. A maioria prefere não revelar com receio de ter a união amaldiçoada após a troca de alianças. Nas cidades onde o santo aliado das mulheres foi nomeado seu padroeiro, os pedidos, seguidos de orações, se tornam ainda mais frequentes nas festividades em homenagem ao protetor religioso. Em Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, essa tradição é mantida há mais de 250 anos.

Todos os dias, o número de pedidos aumenta aos pés do santo na Igreja Matriz de Quixeramobim. As flores também são trocadas com mais frequência nos 13 dias de festividades em seu louvor. Muitas preferem esses dias. Há motivo. "O santo fica mais feliz quando está sendo homenageado e atende as graças com mais rapidez", explica a devota Maria Aparecida. "Quando a gente senta à mesa, no barracão, não demora muito pra aparecer algum cavalheiro galanteador. Com certeza é coisa do nosso santo. Se ainda não tenho um marido é porque sou muito exigente. Pretendentes não faltam, mas não gosto de homem farrista e nem de quem passa a noite agarrado no computador".

Grinalda
Embora nos dias atuais muitos prefiram se unir apenas num "click", sem formalidades no altar e no papel, o sonho da maioria delas é casar mesmo de véu e grinalda. Cláudia Paiva Ferreira é uma dessas mulheres. Ela detesta o título de "solteirona", mas reconhece no milagre do santo a salvação para a realização do seu desejo. Na opinião dela o "marido digital" é apenas uma forma de conquistar alguém, mas é uma alternativa muito arriscada. Vez por outra, vê na televisão casos de romance transformados em tragédia. "Conhecer alguém, namorar e selar a união, da forma tradicional, ainda é a melhor maneira de conquistar a felicidade", acredita.

Mesmo com tanta modernidade, a artesã Nádia Cruz de Quilô também prefere conquistar um novo marido com a bênção de Santo Antônio. Ela já teve o pedido atendido por cinco vezes. Mas acredita não ter cumprido o ritual, a simpatia popular dedicada ao santo, de forma correta.

Bênção
"Eu corro para a igreja na abertura da festa e toco a bandeira do meu santo antes de ser hasteada. Não demora muito e tenho a minha graça alcançada. Acabo de descobrir que a maneira certa de fazer o pedido é no dia do arreamento da bandeira, no último dia da festa. Agora só no próximo ano. Mas da próxima vez vou apelar até pra outro santo. Disseram-me que Santo Antônio arruma casamento, mas é São José quem garante bom marido".

A professora Maria do Socorro Farias viajou mais de 200Km, de Fortaleza a Quixeramobim. Recebeu convite da avó para conhecer parentes distantes. É tradição das famílias do Município sertanejo se reunirem na trezena de Santo Antônio.

Ela aproveitou a oportunidade para fazer o pedido matrimonial no altar da Igreja Matriz. Ela foi à missa da bênção do Santíssimo Sacramento, no dia de Corpus Christi, no oitavo dia de festividade. Soube da simpatia da bandeira e talvez fique até o último dia. Quem sabe com um pouco mais de fé, e agrado, conheça finalmente o grande amor da sua vida.

Segundo o padre Adauto Farias, auxiliar da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, a Igreja Católica não aplica os rituais folclóricos praticados pelas mulheres e até por homens, em busca de casamento, mas a Igreja respeita a religiosidade popular.

Três séculos de devoção na cidade de Quixeramobim
Quixeramobim. A festa de Santo Antônio de Pádua, em Quixeramobim, é considerada a segunda maior do Estado. Perde apenas para Barbalha, em número de participantes. Respeitando a tradição local, a trezena de homenagens ao padroeiro deste Município do Sertão Central, começou no dia 27 de maio, com carreata e bênção dos veículos, segue até a próxima quarta-feira, 13, dia dedicado ao salvador das solteironas e protetor dos pobres. A Paróquia, tendo à frente o padre Francisco Sérgio de Oliveira, programou quatro missas pela manhã, começando às 5 horas, e procissão de encerramento às 16 horas. Até lá, mais de 500 mil visitantes terão passado pelo Sertão Central.

Show do padre Reginaldo Manzotti foi uma das grande atrações na programação da festa em Quixeramobim, além da Missa do Vaqueiro e demais celebrações

Este ano, além da Missa do Vaqueiro, considerada um dos momentos marcantes da festa, o show com o padre Reginaldo Manzotti atraiu uma multidão para a Praça Capitão Dias Ferreira. Segundo o historiador Crisanto Teixeira, o espaço público recebe o nome do oficial colonizador. Nos idos de 1712, antes do inverno, ele resolveu instalar a Fazenda de Santo Antônio do Boqueirão, para criar gado. Desde então, há três séculos, mesmo antes de ter sido elevado à condição de sede paroquial, no ano de 1755, o padroeiro é reverenciado e festejado.

A festa atingiu proporções ainda maiores quando a Prefeitura de Quixeramobim passou a apoiar a Paróquia. Ambulantes aproveitam a ocasião para faturarem um pouco mais. Nas noitadas do Chitão, que este ano chegou a sua 8ª edição, o público praticamente dobra.

Uma edição especial sobre os três séculos dedicados a "Antônio de Quixeramobim", como o santo é tratado pelos fiéis mais íntimos, está sendo produzida por Crisanto Teixeira. O produtor pretende unir os três últimos anos da Festa em um DVD. "Quixeramobim, três séculos de fé e devoção a Santo Antônio" é o título do documentário digital. "Além de fortalecer a religiosidade as passagens registradas em áudio, vídeo e textos têm como objetivo a preservação da historicidade local", acrescenta o editor. Ele também tem a intenção de enviar o material para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para reconhecimento como patrimônio imaterial do Município.

Outras paróquias

Segundo a Arquidiocese de Fortaleza, no Ceará, e as sete Dioceses do Interior, além de Quixeramobim e de Barbalha, mais oito cidades têm paróquias com Santo Antônio como seu padroeiro.

Na Capital, além da paróquia da Maraponga, as áreas pastorais da Granja Portugal e do Planalto do Pici fazem festa. Aracatiaçu na Zona Norte; Barro no Sul cearense; Caridade no Sertão de Canindé; Caucaia na Região Metropolitana de Fortaleza; Chaval no noroeste do Estado fazendo limite com o Piauí; Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza; e Majorlândia (na cidade de Aracati) são as demais cidades do Interior do Ceará.

Mais informações:
Paróquia de Santo Antônio de Quixeramobim
Telefone: (88) 3441.0944
Prefeitura de Quixeramobim
(88) 3441.1326

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR