IBGE divulga números preocupantes sobre saneamento básico no Ceará

Redação Web

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira (13), a Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Perfil dos Municípios (Munic) de 2011. Com o levantamento, um alerta: pouco mais de um terço dos municípios cearenses possuem política de saneamento básico.

Das 184 cidades, apenas 72 apresentam programas municipais referentes ao abastecimento de água, esgotamento sanitário e/ou drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Quando o assunto é o esgotamento sanitário, somente 26,63% das cidades do Estado apresentam campanhas públicas para a área. Contudo, o índice correspondente a 49 municípios é o mais elevado do Nordeste.

Outros números

Segundo os dados da Munic 2011, dentre os 184 municípios do Ceará, apenas 50 possuem política para abastecimento de água e 54 apresentam algum programa para drenagem e manejo de águas pluviais.

O melhor índice do Estado é para a limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos. Neste fundamento, 36,4% das cidades realizam campanhas públicas, sendo 67 de 72 municípios com alguma política de saneamento básico.

Vale ressaltar que em 39, a política é instituída por lei. O que representa que pouco mais de 21% dos municípios apresentam projetos estruturados para o saneamento.