Crateús-CE: VIII Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária.

Crateús. Agricultores dos 20 Municípios do território Inhamuns Crateús estão reunidos na praça Gentil Cardoso, neste Município, na VIII Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária. Com produtos da agricultura como carnes, hortaliças, derivados do leite, ovos, medicamentos caseiros, mel e artesanato cerca de 160 expositores movimentam a economia local e regional. Estão presentes também expositores de Fortaleza, Maracanaú e Aracati.

A realização é da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) e Cáritas Diocesana, com o apoio da Prefeitura Municipal de Crateús e órgãos ligados ao setor da economia e agricultura familiar.

A expectativa é de que o volume de negócios este ano seja inferior ao ano passado, que girou em torno de R$ 30 mil. Os organizadores atribuem à estiagem que assola o Estado, diminuindo a produção e a movimentação financeira. Mesmo assim, estão satisfeitos com o evento, esperando comercializações em torno de R$ 25 mil.

A Feira já se tornou tradicional. Anualmente os agricultores da região vêm à cidade polo, Crateús, comercializar seus produtos, efetuar negócios e adquirir formação. Há horários para cursos de capacitação, geralmente no período da tarde, mais tranquilo em termos de vendas. Este ano são ofertados aos agricultores cursos em sete temáticas, como audiovisual, arte cultura, educação contextualizada e produção de medicamentos fitoterapêuticos alternativos.

Formação

"Os cursos compõem a parte formativa, que é fundamental para eles. Temos o cuidado de selecionar todos os anos temáticas importantes para repassar e formar", informa o assessor técnico, Luís Vicente, da comissão organizadora do evento.

Dentro da programação há também os shows culturais, que acontecem todas as noites, voltados para oferecer ao público que circula na Feira música regional de qualidade. Atrações locais e regionais, com apresentações teatrais, danças, forró pé de serra e música popular se apresentam no palco da Feira, montado no largo do Teatro Municipal Rosa Moraes. Barracas de comidas típicas regionais também compõem o cenário noturno.

"As atrações culturais são exclusivamente regionais, para valorizarmos os nossos artistas e expressões culturais", salienta Vicente, que ressalta as apresentações como mais um atrativo do evento que congrega os agricultores familiares.

Para facilitar e incentivar a participação dos agricultores familiares, os organizadores da Feira oferecem toda a logística aos participantes.

Eles participam da Feira sem nenhum custo financeiro. Não pagam taxas e tem garantia de transporte, hospedagem e alimentação durante os dias da Feira. "Sabemos das dificuldades que os agricultores enfrentam e por meio de parcerias providenciamos tudo para que eles tenham ganhos com a Feira. Ou seja, lucram por que não tem despesas", ressalta Vicente.

Satisfação
Para a agricultora e artesã Socorro Lacerda, que veio de Tauá com o filho para expor na Feira, a movimentação e as vendas são muito boas. Ela produz tapetes, redes, peças para cama, mesa e banho em vagonite, bordados e crochê, além de remédios caseiros. Já participou de Feiras em Crateús e em outros Municípios da região.

Estrangeiro
"Vale a pena vir participar, vendemos bem. Quando termina já ficamos esperando a próxima", ressalta. Conta que as vendas ocorrem nos dias da Feira e que também recebe encomendas para entrega posterior. Outro aspecto que considera bastante positivo é a oportunidade de atingir mercados no estrangeiro, algo que até então ficava somente restrito às regiões onde se realizavam as feiras. Ela conta que é um mercado em ascensão. "Já vendi produtos até para Itália e Alemanha nas Feiras regionais".

Maria José faz parte de um dos 53 grupos de produção da Cooperativa Agroagrícola de Produtores Solidários (Coapsol), de Aracati. Veio participar da Feira em Crateús e se diz satisfeita com as vendas de seus produtos artesanais, feitos da palha de carnaúba. "As vendas são boas, compensa participar e, além das vendas, há o intercâmbio com os outros agricultores e artesãos", destaca.

Mais informações:
VIII Feira da Agricultura Familiar Assessoria do Território da Cidadania Inhamuns Crateús
Telefone: (88) 9934.7121

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER