INCLUSÃO SOCIAL: Feira destaca jovens empreendedores

Itapipoca. Está sendo realizado hoje na Praça do Hotel em Itapipoca, e na Praça da Prefeitura, em Quixeramobim, a Feira Juventude Empreendedora em Ação (Juvemp em Ação). O evento, considerado o maior do ano realizado por jovens empreendedores para toda a comunidade, estará ocorrendo também em Barreira e Itaitinga.

O evento, que acontece na Praça do Hotel, em Itapipoca, e na Praça da Prefeitura, em Quixeramobim, é uma oportunidade de inclusão social, ao mesmo tempo que oferece lazer e prestação de serviços para as comunidades 

O projeto tem como objetivo desenvolver nos jovens a responsabilidade social e a cultura empreendedora e é destinado aos que estão em situação de fragilidade social e econômica, para integrá-los com seu meio social e inseri-los no mercado de trabalho. Já a Feira é uma iniciativa idealizada por jovens que fazem parte do projeto Juventude Empreendedora.

Financiado pelo Governo do Estado e realizado por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), a Feira está sendo executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) em parceria com Prefeituras ou Associações das nove cidades onde acontece todos os anos. Desta vez, municípios como Itapipoca (através do grupo M.A.E), Quixeramobim, Quixadá, Canindé, Itapajé, Trairi, Barreira, Capistrano e Itaitinga foram as contemplados com o projeto. Agora, cada uma delas apresentará os resultados obtidos através da Juvemp em Ação para toda a comunidade após um ano de estudo.

Segundo a assessoria do projeto, embora os jovens tenham, ao longo do ano, o apoio do Governo do Estado, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, nesse momento, toda a feira - desde a elaboração, passando pela captação de recursos e parceiros, até a concretização - é realizada com esforço dos próprios jovens participantes do projeto, no intuito de desenvolver o empreendedor que há em cada um deles.

No caso de Itapipoca, o número de parcerias foram mais amplas. São empresas e instituições locais que viram nesta oportunidade uma maneira de incentivar os jovens ao trabalho e contribuir com o crescimento da Cidade. Esses comerciantes locais se uniram à garra e ao talento dos jovens empreendedores e participaram da realização do evento que promete animar a noite de Itapipoca. As comunidades dos nove municípios são convidadas, durante a realização da Feira, para participar das atrações oferecidas, como as barracas de comidas típicas, produtos artesanais, brinquedos para divertir a criançada, atrações musicais, tenda eletrônica, orientação para o mercado de trabalho e sorteios de brindes.

A coordenadora do Projeto Juventude Empreendedora, Simone Nunes, diz que vê o aumento nos resultados apresentados. Ela já atua nos municípios junto aos alunos e vivenciou de perto a experiência de conduzir a organização de uma edição da feira no ano de 2008 e hoje está como visitante nas feiras que foram realizadas nos últimos anos.

"Participei como visitante de algumas feiras Juvemp em Ação e o resultado apresentado foi sempre de muita qualidade. Na função de monitora, ajudei na organização da feira de Limoeiro do Norte. Foi um trabalho muito gratificante, pois tivemos a oportunidade de valorizar os empreendedores do município e de divulgar o trabalho do Projeto a nível local e regional", disse.

Além disso, ela também relata sobre os bastidores dessa organização. "As facilidades que tive na organização da feira se deram por conta do apoio dos vários parceiros do projeto e, especialmente, pela motivação, disposição e esforço dos próprios jovens participantes", ressaltou.

JÉSSYCA RODRIGUES
REPÓRTER