No CE, denúcias de abuso e violência a criança aumentam em 68%

Ceará é o oitava estado com maior número de denúncias, diz secretaria.

G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

As denúncia de violência e abuso sexual contra crianças nos primeiros quatro meses do ano cresceram 68% no Ceará em relação ao mesmo período do ano passado. São 338 casos de janeiro a abril, segundo a Secretaria de Direitos Humanos do Ceará. Ainda conforme a secretaria, o Ceará é o oitavo estado com maior número de denúncias.

Segundo a delegada da Criança e do Adolescente de Fortaleza, Ivana Timbó, a maior parte dos casos ocorrem sem haver denúncia. Ivana diz também que apurar esse tipo de crime é difícil. "É um crime muito difícil de ser apurado. As próprias meninas que são abusadas elas não se sentem vítimas, as famílias não colaboram. As pessoas que sabem do fato são muito resistentes a comparecer a delegacias", diz.

Especialistas recomendam que, caso haja suspeita do crime, os pais devem observar mudanças de comportamento dos filhos como agressividade, tendência a se isolar e ficar mais calado. As denúncias de violência e abuso a crianças devem ser feitas por meio telefone 100.

No Ceará há instituições que recebem crianças que sofrem maus tratos. Uma delas é a Casa Lar, inaugurada há seis meses e que atende até 10 crianças simultaneamente. "Nosso objetivo é resgatar. Resgatar aquela infância perdida da criança", diz Célia Maria, coordenadora do Casa Lar.

"Minha mãe me bateu a primeira vez quando eu tinha uns cinco anos. Ficava me batendo de alicate, cipó. Mandava eu ficar de joelho no chão em cima de milho, arroz e feijão", diz uma garota que deixou de morar com a mãe porque sofria maus tratos. Hoje ela vive no Casa Lar e espera voltar a ter uma infância. "Hoje eu estou feliz. Não quero voltar para minha casa", diz a criança.