Ceará e municípios recebem técnicos do PNI para qualificar dados da vacinação contra Covid

Encontro visa alinhar mais as informações sobre a Covid-19

Ascom Sesa - Texto e Foto

Encontro discutiu sobre estratégias para alinhar fluxos de repasses e compartilhamento das informações relativas à vacinação contra doença

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu, nos dias 19 e 20 de agosto, técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e equipes das secretarias municipais de Fortaleza e Maranguape para implementar projeto de qualificação de dados da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Desde o início da imunização para enfrentar a doença, técnicos de células de imunização e de tecnologia da informação das esferas municipais, estaduais e federal encontram pontuais obstáculos na unificação dos dados relativos à vacinação, assim como algumas dificuldades para alinhar os fluxos de repasses e compartilhamento das informações.

Ainda sendo pontuais, já que há consenso de um bom nível de transparência e atualização dos dados nos diferentes âmbitos, alguns empecilhos, como duplicidade de registros de vacinação, são erros a serem contornados pelos técnicos. “Estamos reunidos para definir estratégias que possam otimizar esses fluxos e evitar dados conflitantes”, explica Kelvia Borges, orientadora da Célula de Imunização (Cemun), ligada à Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação (Sevir) da Sesa.

Os técnicos do PNI que estiveram no Ceará destacaram que o MS nunca trabalhou com o volume de dados que estão sendo processados durante a pandemia, sendo necessário identificar melhorias nos processos para otimizar os resultados e, principalmente, aumentar o acesso da população.

Também participaram das reuniões representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) e das redes de Atenção Primária à Saúde (APS), responsáveis por boa parte da entrada dos dados nos sistemas e bases de monitoramento.

https://www.ceara.gov.br/2021/08/20/ceara-e-municipios-recebem-tecnicos-do-pni-para-qualificar-dados-da-vacinacao-contra-covid/