Anatel começa medição da velocidade de banda larga

No Ceará, foram distribuídos medidores para banda larga fixa. O Estado aguarda aferição da internet móvel

São Paulo/Fortaleza. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou ontem a fazer medições para aferir a qualidade da banda larga móvel. De acordo com a agência, o Rio de Janeiro será o primeiro Estado a participar, com 137 medidores. No Ceará, a Anatel distribuiu, no início da semana, os medidores de banda larga fixa e aguarda receber para a móvel.

Na banda larga fixa, as medições avaliarão as prestadoras do com mais de 50 mil acessos: Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

Serão selecionados mais de 12 mil usuários voluntários. Eles poderão verificar, até o final do mês, se estão recebendo a velocidade contratada em seus computadores. A verificação será feita no site Brasil Banda Larga.

O início das medições coincidem com a exigência da Anatel de que as empresas entreguem, no mínimo, 20% da velocidade contratada pelos usuários.

A ação faz parte de uma ofensiva da agência para melhorar a qualidade dos serviços de banda larga no País e deve seguir cronograma que vai até 2014. Para fazer a medição é instalado um equipamento, denominado "whitebox", junto ao modem ou roteador do usuário. Ele precisa apenas estar ligado para enviar informações sobre a qualidade da conexão para a agência.

Entre agosto e setembro, foram feitos teste-piloto das medições no Rio de Janeiro. De acordo com a Anatel, outros Estados receberão os equipamentos gradativamente. A expectativa é que, até junho de 2013, eles estejam distribuídos em todo o País.

As medições incluirão as operadoras Vivo, Oi, Claro, Tim, Algar (CTBC) e Sercomtel. No País, serão instalados 3,8 mil medidores de internet móvel. O número ainda pode ser ampliado.

Inscrição

Para participar do projeto, o voluntário deve se inscrever no site Brasil Banda Larga (www.brasilbandalarga.com.br).

Em seguida, deve fazer o teste de velocidade da conexão, conforme as orientações encaminhadas, por e-mail,pela entidade aferidora. Além de colaborar para a aferição, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.

PROTAGONISTA
Internet fixa e móvel geram insatisfação

"Acredito que o consumidor tendo o conhecimento que não está recebendo aquilo que é oferecido por meio de publicidade das operadoras, talvez cobre mais e faça maior pressão, exigindo seus direitos Eu uso a OI, com o Velox em casa, e o 3G da TIM. Infelizmente não estou satisfeito, principalmente com a TIM, pois quando mais preciso ela me deixa literalmente na mão. O celular na mão procurando sinal, tentando conexão".

Marcelo Queiroz
Publicitário