Apoio para setor de bares e restaurantes do Ceará deve ser lançado na próxima semana, diz Camilo

O governador anunciou, nesta sexta-feira, medidas mais rígidas para evitar a transmissão do coronavírus no Ceará.

O setor de bares e restaurantes é um dos mais afetados com as medidas restritivas no Ceará. — Foto: Helene Santos/SVM

Por Samuel Pinusa e Isayane Sampaio, G1 CE

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), publicou novas medidas restritivas para o Ceará nesta sexta-feira (26). Junto às novas regras, ele anunciou que medidas de apoio ao setor de bares e restaurantes devem ser apresentadas no começo da próxima semana.

"Também temos conversado com o setor de bares e restaurantes para discutir algumas medidas de apoio, assim como lançamos recentemente para o setor de eventos. Já devemos anunciar essas medidas no começo da próxima semana", revelou o governador.

"O momento sanitário é muito grave e exige de todos nós esforço e responsabilidade para superarmos essa crise. Todas as medidas têm um único objetivo: proteger os cearenses e salvar vidas", complementou Camilo.

Medidas restritivas no Ceará

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou na tarde desta sexta-feira (26) o aumento no horário do toque de recolher no Ceará. A partir deste sábado (27), está proibida a circulação de pessoas e veículos nas ruas entre 20h e 5h, de segunda a sexta-feira, e entre 19h e 5h, aos sábados e domingos, com saídas permitidas somente em caso de necessidade extrema. A medida vale até o dia 7 de março.

Veja outras medidas no novo decreto:

Comércio de rua funciona de segunda a sexta-feira até as 17h. As outras atividades econômicas e as religiosas, até 19h.

Serviços essenciais podem funcionar após esse horário. No sábado e domingo, restaurantes funcionam até as 15h, e outras atividades econômicas e religiosas até as 17h;

Espaços públicos continuam com circulação restrita todos os dias a partir das 17h;

Igrejas devem realizar suas atividades com até 30% de sua capacidade, e estimular as celebrações de forma virtual;

Academias de ginástica devem funcionar com 30% de sua capacidade, devendo fazer o agendamento de horários para o devido cumprimento de todos os protocolos sanitários;

Continua remoto o trabalho para servidores públicos, com exceção das atividades essenciais. Recomendação para a mesma medida junto ao setor privado;

Seguem as barreiras sanitárias em Fortaleza, com recomendação para o controle por parte dos municípios no Interior;

Camilo Santana afirmou que o atual cenário da pandemia da Covid-19 no estado aponta um "crescimento muito preocupante de casos". Com base nesse panorama, Camilo afirmou que vai anunciar um novo decreto estabelecendo medidas para conter o avanço da doença.

"Estamos avaliando todos os cenários, que apontam crescimento muito preocupante de casos, e discutindo as medidas do próximo decreto, que serão anunciadas em breve", disse o governador.

Os "cenários" apontados pelo governador são avaliados em comitê que conta com integrantes do Tribunal de Justiça, da Assembleia, Prefeitura de Fortaleza, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, secretários da Saúde do Estado e municipais de Fortaleza.

Aumentos das mortes por Covid

O Ceará sofre um crescimento das mortes por Covid-19 desde dezembro. Atualmente, cerca de 95% dos leitos de UTI de todo o estado estão ocupados, principalmente por pacientes com a Covid-19.

O Governo do Estado anunciou a ampliação do número de leitos, mas teme o risco de colapso do sistema de saúde.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/02/26/apoio-para-setor-de-bares-e-restaurantes-do-ceara-deve-ser-lancado-na-proxima-semana-diz-camilo.ghtml