Meruoca, no Ceará, adota medidas mais rígidas de combate à Covid-19
Novas medidas de combate à Covid-19 na cidade serrana vão valer até o próximo dia 5 de março.
Por G1 CE
Meruoca decreta lockdown e Sobral atinge 97% de ocupação de leitos
O prefeito de Meruoca, na Região Norte do Ceará, José Herton Alves de Sousa, anunciou nesta sexta-feira (26) que o município vai adotar novas medidas de combate à Covid-19. As restrições foram publicadas em um decreto e valem até o próximo dia 5 de março.
A cidade está na lista dos 170 municípios em alerta alto ou altíssimo para Covid-19 aos quais foram recomendadas medidas mais rígidas pela Secretaria da Saúde. Mombaça e Santa Quitéria também criaram nesta semana regras de isolamento rigorosas.
Meruoca determina medidas mais rígidas de combate à Covid-19. — Foto: Maristela Gláucia/Sistema Verdes Mares
Quais as regras previas no decreto de Meruoca?
Está proibido o acesso aos banhos, lagoas, açudes, rios e piscinas públicas da cidade;
Serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros;
A cadeia da construção civil deverá funcionar utilizando 50% da capacidade e observando todas as medidas de segurança;
Supermercados, mercadinhos e estabelecimentos com área superior a 50 m² devem aferir a temperatura de todos que adentrarem no estabelecimento comercial e fornecer álcool em gel, permitindo a entrada de no máximo de 10 pessoas por vez.
De acordo com o secretário de administração de Meruoca, Gustavo Bispo, a medida foi necessária, já que a curva da propagação da doença estava muito parecida com a curva que foi observada ano passado.
"Nós acompanhamos a curva da propagação do vírus e percebemos que o formato da curva estava se assimilhando com a da primeira onda. Uma crescente muito rápida. Então sentimos uma necessidade de tomar medidas que pudessem impossibilitar que a curva tivesse um pico tão alto como a primeira vez até não colapsar o sistema de saúde do município", afirmou.
Ainda segundo o secretário foram formadas barreiras na cidades para diminuir a entrada e saída de pessoas do município.
"Hoje nós temos duas barreiras sanitárias fixas que são para as pessoas que vão para Sobral e Serra da Meruoca. E outra barreira na estrada Massapê/Meruoca que fica logo na saída da cidade. Temos também volantes, além dessas barreiras, nós temos fiscalização da vigilância sanitária com três equipes volantes distribuídas nos distritos e na sede do município".
Quais os serviços suspensos?
Bares
Restaurantes
Lanchonetes
Hotéis
Pousadas
Parques aquáticos
Templos, igrejas e demais instituições religiosas.
Academias
Clubes
Feiras
Comércios ambulantes
Podem funcionar
Oficinas mecânicas
Distribuidoras de água e gás
Borracharia
Provedores de Internet
Postos de Combustível
Funerárias
Estabelecimentos bancários
Lotéricas
Padaria
Clínica veterinárias
Supermercados, mercantis e mercadinhos
Restaurantes
Lanchonetes
Lojas
Funcionam por delivery
Decreto do governador
O governo do Ceará ampliou o tempo do toque de recolher e adotou regras mais rígidas que já passam a valer neste fim de semana. As prefeituras cearenses estão impedidas de aprovar qualquer restrição mais branda do que foi determinada pelo governador, como o toque de recolher, as restrições de funcionamento do comércio e de espaços públicos.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/02/27/meruoca-no-ceara-adota-medidas-mais-rigidas-de-combate-a-covid-19.ghtml
Comentários