Lote de 115 mil novas doses da vacina contra Covid-19 chega ao Ceará neste sábado, diz Camilo
As novas doses chegam para intensificar o processo de vacinação do estado.
Doses da vacina contra Covid-19 estão distribuídas nos locais de vacinação de estado — Foto: Camila Lima/SVM
Por G1 CE
O governador Camilo Santana anunciou nas redes sociais, na tarde deste sábado (6), que um novo lote de vacina vai chegar às 23 horas, segundo informações do Ministério da Saúde. A confirmação da quantidade de doses já havia sido anunciada na última sexta-feira (5).
"Com isso, vamos intensificar a campanha de vacinação no nosso estado. Continuamos fazendo todos os esforços necessários para agilizar ao máximo essa imunização dos nossos irmãos e irmãs cearenses, principalmente aqueles que estão nos grupos mais vulneráveis", complementou o governdaor.
Este será o quarto lote — terceiro de Coronavac — desde o início da campanha de vacinação. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que o novo lote chega para reforçar a quantidade de vacinas para primeira e segunda doses dos profissionais de saúde. A distribuição aos municípios começa na próxima segunda-feira (8).
Confira as datas e quantidades dos lotes que chegaram ao estado:
Primeiro lote. 18 de janeiro: 229 mil doses da CoronaVac
Segundo lote. 23 de janeiro: 72.500 doses da Oxford/AstraZeneca
Terceiro lote. 25 de janeiro: 33.200 doses da CoronaVac
Quarto lote. 6 de fevereiro. 115 mil doses da Coronavac
Novos centros de vacinação em Fortaleza
A secretária municipal de saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, informou que a capital pode contar com 13 centros de vacinação contra Covid-19 funcionando, inclusive, 24 horas. A meta do governo municipal depende da quantidade de vacinas que o município receber do Governo do Ceará.
"A ideia é intensificar a vacinação neste fim de semana para que a gente vá concluindo as vacinas que já temos na posse do município, para que, tão logo a gente receba mais, a depender desse quantitativo. Nós temos já oito centros de vacinação preparados para serem abertos e a possibilidade de funcionar 24 horas a depender da quantidade vacina", revelou a secretaria.
Centros de vacinação em Fortaleza
Fortaleza ganhou neste sábado três locais de vacinação contra Covid-19. Os novos postos ficam localizados na Arena Castelão, Cuca Barra e Cuca José Walter. A expectativa é que os novos centros possam atender, somente neste fim de semana, mais de 7 mil pessoas. O funcionamento no sábado (6) será entre 12h e 17h, e no domingo (7), entre 9h e 17h.
Quem se vacina hoje na capital?
Idosos a partir de 75 anos cadastrados nas plataformas da prefeitura e agendados;
Idosos a partir de 90 anos sem agendamento, mas que fizeram seu cadastro;
Profissionais de saúde agendados.
Locais de vacinação por modalidade
Em domicílio (as equipes da prefeitura vão às casas seguindo rotas pelos bairros)
Por drive-thru: Centro de Eventos do Ceará, no Shopping Iguatemi e na Arena Castelão
Por acolhimento (pessoas podem ir a pé): Cucas da Barra do Ceará e do José Walter, Arena Castelão
Horários neste sábado (6)
Shopping Iguatemi, de 8h às 18h
Centro de Eventos, de 9h às 17h
Arena Castelão, de 12h às 17h
Cucas, de 12h às 17h
Na noite desta sexta-feira (5), o prefeito José Sarto Nogueira (PDT) havia anunciado em live nas redes sociais a intenção de montar um centro de vacinação em cada uma das seis macrorregiões da capital.
"Em todas as macrorregiões, vamos colocar equipamentos que vão facilitar e dar celeridade à imunização dessa população", revelou o prefeito em live realizada na última sexta-feira (5) com o governador Camilo Santana.
“A nossa prioridade será vacinar nos próximos dias todos os idosos acima de 75 anos aqui da Capital cearense, principalmente, porque é aqui na Capital onde está o maior número de casos”, justificou o governador. A capital já cadastrou 51 mil idosos acima de 75 anos cadastrados para receber a primeira dose da vacina.
Como estratégia para agilizar a vacinação de idosos em Fortaleza, Camilo e Sarto anunciaram que devem contratar taxistas e motoristas de aplicativo para levar idosos acima de 75 anos para se vacinarem contra a Covid-19 nos drive-thrus. O sistema já é utilizado no Shopping Iguatemi e no Centro de Eventos do Ceará e deve ser estendido para as seis macrorregiões de Fortaleza.
"Além da vacinação de ir à residência desse idoso aqui na Capital, nós vamos contratar agora taxistas e ubers — vão passar pelo processo de teste para saber se estão livre da Covid; nós vamos buscar esses idosos em casa, levar para o drive-thru e levar de volta para casa", revelou Camilo.
Desde o início da pandemia, o Ceará registra 380.993 casos de Covid-19 e acumula 10.603 óbitos pela doença, conforme dados da plataforma IntegraSUS, ferramente da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualizados na tarde desta sexta-feira (5).
O governador comentou ainda sobre uma possível mudança no horário de funcionamento da vacinação. "Estamos avaliando se fazemos essa vacinação até meia-noite ou durante todas as 24 horas, para que a gente possa em curto tempo, vacinarmos, aqui na capital e no interior, todos os nossos idosos", revelou Camilo.
Horário reduzido de atividades
Na última terça-feira (2), o chefe do executivo anunciou que serviços não essenciais em Fortaleza, como comércios e restaurantes, só vão poder funcionar de segunda a sexta-feira, até as 20h. Aos fins de semana, a restrição é para a chamada alimentação fora do lar, que inclui, por exemplo, restaurantes e barracas de praia, funcionando até as 15h. As medidas são válidas de 3 a 17 de fevereiro.
Também aos fins de semana, shoppings poderão funcionar até 20h. A decisão, válida por 15 dias, acontece após aumento no número de casos de Covid-19 em Fortaleza, e passa a valer a partir desta quarta-feira (3).
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/02/06/lote-de-115-mil-novas-doses-da-vacina-contra-covid-19-chega-ao-ceara-neste-sabado-diz-camilo.ghtml
Comentários