Ceará 222 anos de luta, independência, progresso e desenvolvimento

Ceará foi desmembrado de Pernambuco em 17 de janeiro de 1799, pela Rainha Maria I

Governador do Ceará Camilo Santana - Imagem via Twitter

Com 184 municípios numa área geográfica de 148.920,472 km², neste domingo 17 de janeiro de 2021, com bandeira no topo o Ceará comemora 222 anos de emancipação política, quando desmembrado da comarca estadual de Pernambuco em 1799, desde então, destemidos cearenses fizeram com muita garra, luta e suor o desenvolvimento independente do Ceará.   

Desmembramento

Em 17 de janeiro de 1799, a Rainha Maria I decidiu pela emancipação do Siará - como se escrevia antigamente -, tendo sido ridicularizada pela escolha. Apelidada de "a Piedosa" e "a Louca", Maria I foi declarada mentalmente incapaz e proibida de sair na rua sem a companhia de suas damas - dando origem à expressão "Maria vai com as outras". 

O Ceará tem como lema: Terra da Luz, faz limite territorialmente com 4 estados sendo: Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

Hino do Ceará

O Hino do estado do Ceará, foi instituído pelo decreto estadual nº 27 275 como um dos símbolos do estado, foi concebido por intelectuais cearenses em comemoração aos trezentos anos da fundação do Ceará, considerando a vinda dos primeiros portugueses ao território, tendo à frente Pero Coelho de Sousa, ocorrida em 31 de Julho de 1603. Tal data é considerada o marco cronológico mais antigo da história do Ceará. Na ocasião, Barão de Studart foi o presidente da comissão organizadora dos festejos. Alberto Nepomuceno ficou encarregado de compor o Hino, cuja execução ocorreria no evento das comemorações. A letra é de Thomaz Pompeu Lopes Ferreira e a orquestração e regência é do maestro Zacarias Gondim. 

O staff político da atual gestão do Ceará está constituído pelo governador Camilo Santana (PT), vice-governadora Izolda Cela (PDT), 22 deputados federais, 46 deputados estaduais e 3 senadores. 

O Ceará também é considerada a terra de maravilhosos escritores como: José de Alencar, Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré, Juvenal Galeno, de Dom Hélder Câmara, Clóvis Beviláqua, Castelo Branco e de Padre Cícero, o "cearense do século"   

Vale ressaltar que no cenário político o estado está sob o comando do governador Camilo Santana, em seu segundo mandato, sendo hoje considerado um dos melhores governadores do Brasil.

Homenagem do diariodocariri.com       

Silva Neto