Ceará abre chamamento público para realização de 480 mil testes de Covid-19 em quatro meses

Qualquer empresa, com ou sem fins lucrativos, pode participar do chamamento.

Resultados de testes colaboram no planejamento e execução de políticas públicas. — Foto: Josué Damacena/Fiocruz

Diagnósticos irão ajudar na elaboração de políticas públicas no Estado.

Por G1 CE

O Governo do Ceará publicou um chamamento público para empresas especializadas com o objetivo de realizar 480 mil testes em quatro meses para o novo coronavírus (Sars-CoV-2). O chamamento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (11). Entender que regiões são mais afetadas pela Covid-19, por meio de testes, é uma das políticas mais realizadas no mundo.

Qualquer empresa, com ou sem fins lucrativos, pode participar do chamamento. As contratações serão formalizadas por dispensa de licitação, com a seleção das propostas de menor valor apresentadas. Os interessados deverão apresentar o valor unitário do teste e a capacidade diária de realização do diagnóstico.

As empresas têm até o próximo sábado (16) para encaminhar as propostas comerciais para o e-mail cojurcovid@saude.ce.gov.br. Os 480 mil testes devem ser aplicados nos próximos quatro meses.

Tipos de testes

Conforme a licitação, os testes para Covid-19 serão divididos em dois lotes. O primeiro contempla 240 mil diagnósticos com a técnica “PCR Tempo Real Sars-CoV-2". Neste lote, o Governo estipula a realização de 300 diagnósticos por dia, chegando a dois mil.

No segundo lote estão inclusos testes de biologia molecular. Nesta etapa, o Estado demanda a realização mínima de 1,5 mil testes por dia, também podendo chegar a dois mil. As empresas interessadas em participarem deste chamamento devem garantir a capacidade de fornecer este volume de testes.

"Nos temos testado muito. Saiu, inclusive, na imprensa nos últimos dias. O Ceará é o segundo estado do Brasil com maior número de teste do País, só perdemos para São Paulo, uma diferença pequena. Agora, estamos fazendo um novo contrato com empresa para gente fazer mais testes. Quanto mais você testa, mais você consegue planejar as ações de mitigação para essa pandemia, tem o retrato mais fiel da realidade e tem como proteger melhor a população", declarou o governador Camilo Santana em transmissão pelas redes sociais nesta segunda-feira (11).

Coronavírus no Ceará

O Ceará registrou a morte de 1.257 pessoas por Covid-19, além de 18.215 casos da doença confirmados, até as 14h33 desta terça-feira (12). Houve, contudo, a recuperação de 9.234 pessoas que contraíram a doença. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do estado.

Em relação à última atualização desta segunda-feira (11), houve um aumento de 68 mortes. A doença passou hoje dos 18 mil casos confirmados.

Fortaleza, por sua vez, confirmou 934 óbitos causados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e 12.331 diagnósticos positivos.

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, o que não corresponde necessariamente à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

O governador Camilo Santana lamentou a marca de mil mortes por Covid-19 no estado, registrada no último sábado (9), e disse que a doença traz "sofrimento ao Brasil e ao mundo".

Veja outras informações da plataforma:

São 31.856 casos suspeitos;

47.638 testes realizados;

A taxa de letalidade da doença no CE é de 6,9%.

Governadores do Norte e Nordeste contra decreto presidencial

Governadores de cinco estados se posicionaram ontem contra a inclusão na lista de "serviços essenciais" as atividades de salões de beleza, barbearias e academias de esportes, conforme decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado em edição extra do "Diário Oficial da União.

Afirmaram que não irão seguir as novas diretrizes os seguintes governadores: Rui Costa, da Bahia; Camilo Santana, do Ceará; Helder Barbalho, do Pará; João Azevêdo, da Paraíba; e Paulo Câmara, de Pernambuco.

Bolsonaro incluiu as atividades de salões de beleza, barbearias e academias de esportes na lista de "serviços essenciais". Isso significa que, no entendimento do governo federal, as atividades podem ser mantidas mesmo durante a pandemia do coronavírus.

Lockdown

No último dia 8 de maio, foram implementadas medidas mais rígidas para o isolamento social na capital cearense, conforme anunciado pelo governador do estado, Camilo Santana, e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, na manhã de terça.

No domingo (11), terceiro dia de 'lockdown', Fortaleza registrou feiras livres em diferentes pontos da cidade. No Bairro Genibaú, bancas foram montadas na Avenida Fernandes Távora para venda de artigos como roupas e alimentos. Outro ponto de comércio livre foi registrado no Bairro Planalto Ayrton Senna. A polícia foi acionada para dispersar as aglomerações.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/12/ceara-abre-chamamento-publico-para-realizacao-de-480-mil-testes-de-covid-19-em-quatro-meses.ghtml