Reitores se alinham às medidas governamentais e discutem novo calendário escolar

A reunião ocorreu sob a presidência do reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco do O’ Lima Júnior

Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. (Emília Augusta Bedê - Ascom da Secitece) 

CORONAVÍRUS (COVID-19)

Membros do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC) estiveram reunidos, através de vídeoconferência, com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, discutindo o alinhamento das instituições de ensino superior ao decreto do governador Camilo Santana, que suspende as aulas até o dia 30 de abril, e a Medida Provisória que define o novo calendário escolar para 2020, além da resolução do Conselho Estadual de Educação.

Os reitores entendem que as universidades não podem ser 100% desmobilizadas. Elas contam com cursos da área da saúde, que precisam estar funcionando, e com laboratórios que podem ajudar neste período de combate a coronavírus. Eles estão trabalhando também em uma melhor forma de ajustar o calendário escolar, sem prejuízo para os alunos.

A reunião ocorreu sob a presidência do reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco do O’ Lima Júnior, com a participação dos reitores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio; da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho; da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque; da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Luiz Lange Ness; da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Roque Nascimento; e o do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Virgílio Araripe.

O Cruc

O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses é uma entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, fundada em 15 de julho de 1992. Seu objetivo é desenvolver a educação superior no Estado do Ceará. Integram o Cruc: Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

https://www.ceara.gov.br/2020/04/02/reitores-se-alinham-as-medidas-governamentais-e-discutem-novo-calendario-escolar/