Ceará celebra hoje o glorioso padroeiro São José
São José patrono da família, protetor dos operários e padroeiro de vários municípios do Ceará
São José padroeiro do Ceará e venerado pela família católica do estado (Imagem replicada via google)
A escolha para São José como padroeiro do Ceará se deu por ele ser padroeiro da primeira capital do Estado que foi Aquiraz. As primeiras embarcações que chegaram na época colonial traziam a imagem do santo para cá. A partir da época colonial São José ficou conhecido como padroeiro da cidade, e posteriormente também do Estado Ceará.
No estado São José é venerado como padroeiro dos municípios: Aquiraz, Missão Velha, Maracanaú, Catarina, Ubajara, Granja e Potengi, além da Arquidiocese de Fortaleza, Diocese de Iguatu e de cerca de dez paróquias no Estado, que tem centenas de capelas espalhadas em vilas e distritos em todos os 184 municípios.
São José padroeiro do Ceará
O padroeiro do Ceará é São José, daí porque o seu dia, no calendário religioso, 19 de março, hoje é feriado estadual. Segundo a tradição popular cearense e os Profetas da chuva, essa data tem grande significado, pois, se até esse dia houver chuva, o "inverno" (estação chuvosa que na verdade é o verão, devido à latitude) estará garantido. Do contrário, a seca estará inegavelmente caracterizada. Essa data curiosamente coincide com o equinócio.
De acordo com a religião cristã, São José é carpinteiro, pai de Jesus Cristo e marido de Maria. Devido ao trabalho como carpinteiro, é considerado padroeiro dos trabalhadores. Além disso, por ser o patriarca da Família Sagrada, é também padroeiro das famílias.
Desde que o papa Gregório XV realizou decreto em 1621, a data de 19 de março se tornou Dia de São José. De acordo a religião cristã, São José é carpinteiro, pai de Jesus Cristo e marido de Maria.
Desde que o papa Gregório XV realizou decreto em 1621, a data de 19 de março se tornou dia santo, mais especificamente, Dia de São José, para a Igreja Católica. Para além disso, por São José ser considerado o padroeiro do Ceará, a data se tornou desde 2003 feriado municipal em Fortaleza e em outros territórios do Estado. O feriado na Capital é estabelecido pela lei 8.796, de 9 de dezembro de 2003.
diariodocariri.com





Comentários