Aviões da FAB fazem escala em Fortaleza antes de buscar brasileiros na China

Duas aeronaves têm capacidade para embarcar 30 passageiros cada. Brasileiros serão retirados de área afetada pelo novo coronavírus na China.

Foto: Helene Santos/SVM

As duas aeronaves da FAB param em Fortaleza para reabastecimento.

Sequência de pousos dos dois aviões da FAB que vão buscar brasileiros na China

Por G1 CE

Os dois aviões VC-2 da Força Aérea Brasileira (FAB) que vão trazer brasileiros da cidade chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia de novo coronavírus, aterrissaram por volta de 14h30 desta quarta-feira (5) no aeroporto de Fortaleza, para reabastecimento. Depois de decolar de Fortaleza, as aeronaves fazem parada em Las Palmas (Espanha), Varsóvia (Polônia) e Urumqi (China).Os brasileiros ficarão em uma quarentena de 18 dias para evitar uma possível contaminação no Brasil, caso algum deles tenha sido infectado em território chinês. Os aviões receberam um equipamento conhecido como "bolha", que será usado para aumentar o isolamento de passageiros que venham a apresentar sintomas da doença durante o voo.

Os equipamentos foram trazidos do Instituto de Medicina Aeroespacial da FAB, no Rio de Janeiro.

"No caso de ter uma intercorrência, esse equipamento é instalado no paciente. Mas como todos sabemos, as pessoas que embarcarão estão todas sadias. Não há nenhuma evidência do vírus. Então, a princípio, não haverá esse tipo de atividade em voo", afirmou Damasceno.

Traslado de ida e volta

FAB vai resgatar brasileiros em Wuhan, cidade chinesa epicentro do coronavírus

O tempo de viagem até a China deve ser de aproximadamente 23 horas e 30 minutos na ida e na volta. Os aviões devem chegar em Wuhan na noite de quinta-feira (6).

Acompanharam a decolagem em Brasília o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

De acordo com Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, comandante da missão, a previsão é trazer da China 34 brasileiros. O governo diz que eles passarão por avaliação médica e só embarcará quem não apresentar sintomas da doença.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/02/05/avioes-da-fab-fazem-escala-em-fortaleza-antes-de-buscar-brasileiros-na-chinavideo.ghtml