Atingidos por barragens fazem marcha em Jaguaribara, no Ceará
Protesto seguiu pelas ruas do município até o reservatório do Castanhão.
Atingidos por barragens realizaram uma marcha na manhã desta quarta-feira (6) no município de Jaguaribara. Segundo o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), mais de mil pessoas participaram do protesto que seguiu em direção ao muro da barragem do açude Castanhão.
Segundo a coordenação do MAB, a população da região do baixo e médio Jaguaribe, onde estão situados os maiores reservatórios do Ceará, sofrem com a falta de água. Na terça-feira (5), o movimento também realizou uma assembleia popular para discutir a situação no Ceará.
Entre os pontos debatidos pelos participantes, estão a apresentação da demanda das necessidades de abastecimento de água por carros pipas; a perfuração, recuperação e instalação de poços profundos; a continuidade na construção das adutoras paralisadas; a liberação de projetos de abastecimento de água simplificados e a instalação de 200 relógios hora sazonal e 100 barragens subterrâneas.
A mobilização dos atingidos por barragens no Ceará faz parte de uma jornada de lutas que o MAB realiza nos dias 5 e 6 de junho em diversos estados brasileiros para pressionar por direitose para defender os bens naturais.
Comentários