Centro Cultural Banco do Nordeste confirma programação de julho e agosto
A gestão do Banco do Nordeste situa que o período é de "reestruturação" dos equipamentos.
Centro Cultural Banco do Nordeste confirma programação de julho e agosto
Artistas haviam recebido comunicado da programação para o mês. Manifestantes alegam, no entanto, que o futuro do equipamento ainda é incerto. Após a retomada, banco negou a 'descontinuidade' da programação.
Por G1 CE
[caption id="attachment_154929" align="alignleft" width="300"]
Atividades no Centro Cultural do Banco do Nordeste foram canceladas, e servidores foram demitidos — Foto: Saulo Roberto/SVM[/caption]
Depois do impasse que envolve o funcionamento do equipamento desde o último dia 24 de junho, o Centro Cultural Banco do Nordeste divulga a programação para o mês de julho. A agenda do mês de agosto também já foi confirmada, parcialmente.
Sem programação para o mês de setembro em diante, as três unidades do CCBNB - em Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB) - passaram por uma série de demissões e paralisação das atividades programadas, gerando reação de artistas, produtores culturais e sociedade civil.
A gestão do Banco do Nordeste situa que o período é de "reestruturação" dos equipamentos. No entanto, um movimento de artistas e produtores têm questionado essa versão, e reivindicado "garantias" para que a programação continue e os centros culturais se mantenham.
Na última segunda (8), segundo o movimento "FicaCCBNB", uma reunião entre os manifestantes e três gestores do CCBNB (Gildomar Marinho, André Marinho e Cida Olímpio) negociou a liberação de recursos destinados à programação do mês de julho.
"Eles disseram que iam remarcar as atividades de julho. Algumas têm sido remarcadas pra agosto, apenas por questão de data. Mas a verba é da programação de julho. Por isso, todo o movimento dos artistas e produtores segue normal", situa Dalwton Moura, jornalista e produtor cultural, responsável pelo projeto "Jazz em Cena", inserido na programação do CCBNB em Fortaleza.
Nesta quarta (10), às 15h, uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará está programada para discutir a questão.
Resposta
A assessoria de imprensa do Banco do Nordeste responde que não houve "descontinuidade" na programação deste mês, "em nenhuma de suas três unidades (Fortaleza, Cariri e Sousa).
As atividades estão sendo realizadas desde a primeira terça do mês, dia 2, e incluem diversas linguagens artísticas, entre elas, música, literatura, teatro, dança e cinema, além de atividades voltadas para o público infantil", detalha a nota da instituição.
O texto ainda informa que "a programação de agosto está sendo contratada", e menciona datas que já estão confirmadas no calendário. Segue a programação abaixo, no CCBNB em Fortaleza:
Julho
Exposição Três Mestres da Arte no Nordeste - De terça a sábado (até 14 de setembro)
Curso de Apreciação de Artes - 13/7
Lançamento do livro "Pensão das Crônicas Dadivosas" - 13/7
Programa Nomes do Nordeste (Nando Cordel) - 17/7
Música Instrumental (Spok e Luciano Magno) - 19/7
Oficina “Jogos que se jogam juntos: conviver, jogar e brincar” (Coletivo de Atores à Deriva/RN) - 20/7
Teatro: “Flúvio e o Mar” (Coletivo de Atores à Deriva/RN) - 20/7
Jazz em Cena - Tributo a João Gilberto (Bob Mesquita) - 20/7
Cinema Curta Ceará - 20/7
Percursos Urbanos (Júlio Lira) - 20/7
Tributo a Caetano e Fagner (Tati Freitas) - 25/7
Três Tempos (Erick Von Sohsten) - 26/7
É Proibido, Proibir (Ricardo Guilherme) - 26/7
Ação Hip Hop - 27/7
Timbrando (Lu d´Sousa e Sergio Groove) - 27/7
Trenzinho da História com Bode Ioiô - 20 e 27/7
Agosto
Luh Livia (Tributo a Pitty e Rita Lee) - 2/8
Oficina de Fantoches (Marina Brizeno) - 3/8
Jazz em Cena - 3/8
Tributo a Stan Getz (Márcio Resende) 9/8
Choro Sanfonado - 10/8
Tô Só Dizendo (Sardinha e Grupo) - 10/8
As Velhacas (KO´s Coletivo) - 16/8
Somos todos nós assim - (David Duarte, Isaac Cândido e Pedro Frota) - 17/8
História Passo a Passo - 23/8
La Moringa (KO´s Coletivo) - 23/8
Conversas Filosóficas - 26/8
Miau (Cangaias Coletivo) - 30/8




Comentários