FESTA DE SÃO FRANCISCO: Lojistas se preparam para receber romeiros

Fortaleza Em Canindé, os lojistas já aguardam o acontecimento de uma das maiores festas de cunho religioso do Ceará: A Festa de São Francisco, que será realizada entre os dias 10 e 20 de outubro. Mais de um milhão de pessoas na cidade deve passar pelo evento. Neste ano, em função das eleições, próximo dia 7, a festa teve calendário prorrogado.

A festa, além de contribuir para o aumento das vendas, é um momento de renovação espiritual dos fiéis. No total, serão celebradas 94 missas 

Para receber bem os romeiros que visitam a cidade, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Canindé preparou, antes do evento, uma grade de cursos focada no setor, visando a qualificar ainda mais o comércio, para assim obter um resultado positivo no aumento das vendas durante o período festivo.

"Estou bastante empolgado e visitando as emissoras de rádio da cidade para divulgar o evento e as promoções do comércio, as quais serão ofertadas durante toda a festa na cidade. Neste momento, o comércio só vem a somar para o sucesso da festa religiosa", diz o presidente da CDL de Canindé, Vicente de Paulo.

De acordo com ele, já foram capacitados cerca de 100 jovens nas áreas de atendimento, vendas e informática, qualificação possível graças à parceria feita com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que já elaborou novos cursos para o setor, a serem aplicados no próximo mês de novembro.

Todos os anos, a CDL está presente nos atos religiosos. "E os mais de 120 associados da entidade estão empenhados para colaborar com a festa e aguardam, com grande expectativa, as boas vendas de seus produtos, índice semelhante aos bons resultados do ano anterior", declara com entusiasmo o presidente da CDL de Canindé.

Turismo religioso

Para presidente da Federação da CDLs do Ceará, Honório Pinheiro, Canindé é uma cidade que, ao longo da sua história, vem crescendo pela sua vocação com o turismo religioso.

"E estimulado com o evento, o comércio é alavancado com a circulação de pessoas que vêm para a romaria de São Francisco. Nos últimos tempos, o que nós entendemos é que precisamos valorizar cada vez mais o comércio e serviço que tem naquela cidade e qualificá-lo para poder atender o setor do turismo cada vez melhor".

Na opinião dele, esse é um papel que a Federação tem que se preocupar, possibilitando que as CDLs do Interior do Estado tenham acesso a instituições que promovam a capacitação. "O importante também é que estamos construindo um trabalho junto com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Canindé", afirma.

Produtos e serviços

"No período da festa, os segmentos mais movimentados do comércio são os de alimentação, hospedagem e artesanato", informa Honório Pinheiro, explicando que as pessoas vão a Canindé, normalmente, para passar um dia ou mais demandando esses três serviços essenciais.

A Festa de São Francisco de Canindé, além de proporcionar um aumento nas vendas do comércio por causa da grande circulação de devotos que consomem bens e serviços elevando a arrecadação do Município, é um momento de religiosidade no qual as pessoas buscam sua renovação espiritual, pagam promessas e se fortalecem com as orações e crença na busca por uma vida melhor.

Tudo em paz

A Festa de São Francisco tem sua característica própria, marcada pela participação ativa de todos os fiéis. Os romeiros já vêm com o intuito de oração, de paz e fraternidade. Chega na cidade com o espírito franciscano, diz Cirano Alisson, Coordenador da Liturgia do Santuário.

Ele informa que, ao todo, serão celebradas 94 missas que, em sua maioria, acontecerão entre as Igrejas das Dores, na Basílica e no Monte Cristo Rei, seguindo depois em procissão pelas ruas da cidade para a Praça dos Romeiros, onde estará acontecendo as novenas.

Mais informações

Federação CDLs
Rua 25 de Março, 988
Centro de Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3464.5590
http://www.santuariodecaninde.com/