Com toque artesanal, crochê é tendência
O tradicional crochê da vovó ganhou uma cara nova a partir da reinterpretação de marcas locais que apostam na versatilidade da trama
Ponto a Ponto - A reinvenção do crochê
Típico dos anos 70, o crochê ressurge repaginado no verão 2015! Vestidos, tops, maiôs, biquinis e acessórios ganham um perfume moderno e atemporal, perfeito para quem aposta em produtos feito à mão e que duram mais que uma estação.
A coluna apresenta hoje algumas marcas cearenses que se destacam pelo trabalho handmade com o crochê, como a Catarina Mina - que investe há 10 anos em um produto de qualidade -, a Crochelier Atelier com uma aposta em bolsas super coloridas e de pegada étnica e a Ensemble, marca de roupa feminina que há seis meses incluiu o crochê em suas coleções.
Convidamos também a estilista Larissa Müller - responsável pela marca Handmade por Larissa Müller - para montar três produções diferentes a partir do top de crochê - peça queridinha da temporada. O resultado estampa toda a versatilidade do material.
Ensemble (@usoensemble)
Bia Borba e Ju Castro tiveram a ideia de criar uma marca que atendesse ao desejo fashion delas. Elas queriam modelagem, qualidade e exclusividade. Aí surgiu a Ensemble, mistura do estilo moderno e ousado da Bia com o romântico e clássico da Ju.
As meninas inseriram o crochê dentro da proposta da marca há seis mesees. "Os pontos altos são os tops de costas nuas e os crops que imitam camisetinhas sem manga. Peças super versáteis que dão a qualquer look um ar mais praiano, que vamos combinar, é a cara de Fortaleza", explica Bia.
Quem se apaixonou pelo estilo da Ensemble, pode encontrar as peças cheias de bossa no e-commerce ou na lojinha fixa.
Contato:
Instagram: @usoensemble
Facebook: usoensemble
Site: usoensemble.com.br
Endereço: Rua Antenor Rocha Alexandre, número 250, loja 4
Telefones: (85) 8694.7668 e 8969.3975
Crochelier (@crochelier)
Izabella Barata e Paty Ferreira criaram a primeira bolsa do ateliê, que logo virou um sucesso. De repente, em julho de 2014, viram a marca de bolsas de crochê ganhar formas e cores bem vivas e alegres como é a dupla.
As duas se dividem para criar as peças. Iza é a responsável pela assessoria de moda, pensa em tendências, faz a ponte de algumas parcerias e o comercial de grandes pedidos. Paty fica com a produção propriamente dita, faz as mídias sociais, a parte gráfica e ainda atende as clientes via WhatsApp e Facebook.
"Nossa aposta no crochê vai além de pensar numa tendencia. O crochê quando é bem feito e bem cuidado ele pode durar por muitos anos. A criatividade é permitida de inúmeras maneiras, basta mudar o fio, o tamanho da agulha. Você pode fazer de roupas a acessórios, de artigos de decoração a enxoval. É um campo rico", defende Paty, que é completamente apaixonada pelo que faz.
A dupla - que aposta na técnica do fio conduzido e em vários tipos de linha durante a produção - elegem as bolsas coloridas, com desenhos e super despojadas como a cara das duas. "Dá pra levar nosso mundo dentro delas. O Crochê aguça nossa criatividade. É surpreendente quando fica tudo pronto".
A Crochelier trabalha sob encomenda. Dependendo da peça, a previsão de entrega é de 45 dias. E elas atendem através das redes sociais. Mas, quem quiser ver tudo de pertinho pode ir no Mercado Transversal, que acontece no jardim da Cajuína Atelier (Rua Torres Câmara, 770, Aldeota. Das 16h às 21h).
Contato:
Instagram: @crochelier
Facebook: Crochelier Atelier
WhatsApp: (85) 8867.1793
Catarina Mina (@catarinamina)
Com 10 anos de existência, a marca já consolidada nacionalmente vive uma nova fase. Com Celina Hissa sozinha no comando, a Catarina Mina continua o trabalho de valorização do artesanato local com produtos de qualidade e design moderno, mas agora com a iniciativa pioneira de abrir os custos de produção.
De que adianta produtos bonitos na vitrine se não há uma relação de honestidade com as vidas envolvidas nessas peças? Foi com esse questionamento que Celina apostou nesse recomeço: convidando clientes e parceiros a terem #umaconversasincera. Esse convite nos torna responsáveis pelo consumo e pelo conjunto apelo estético + qualidade + durabilidade dos produtos.
Contato:
Site: www.catarinamina.com
E-mail: celina@catarinamina.com.br
Instagram: @catarinamina
Tel: (85) 3032.0231
Toque moderno e artesanal
Larissa Müller é apaixonada por crochê e fez da técnica sua marca autoral
Apaixonada desde pequena pelo universo da moda, Larissa Müller não poderia ter escolhido outra profissão. Do desejo de criar peças feitas à mão que fogem do comum a partir do crochê, nasceu a Handmade por Larissa Müller em maio de 2014. A marca, claro, caiu no gosto das amigas, que logo, viraram clientes fieis. Os produtos, que vão de saias e cropped a vestidos curtos e longos, entraram na lista “tem que ter” das cearenses.
Uma das peças desejos da temporada é o top de crochê. A partir dessa tendência, pedimos que Larissa montasse três produções completamente diferentes para mostrar que a peça é versátil, funcional e que o material pode ser moderno. “Tudo depende da composição. A cor e o shape também fazem diferença”.
O grande trunfo do trabalho da estilista é mostrar que o crochê pode, sim, ter uma cara jovem e urbana. “Procuro criar peças com a minha identidade, com recortes estratégicos, mais ajustadas, de cores diferenciadas e, claro, com informação de moda”.
Ela também destaca que prefere não usar fio 100% algodão, o que é comum em peças de artesanato. “Uso linha de viscose ou poliéster, que tem um leve brilho e deixa a peça mais estruturada”, explica a estilista, que avisa: no futuro, pretende também trabalhar com fio 100% seda.
A matéria-prima de suas roupas é praticamente toda cearense, com exceção de algumas linhas, que Larissa escolhe a dedo e traz de viagens a São Paulo: “Depende da cor e composição”.
A peça piloto é criada por ela, que, em seguida, passa o trabalho para suas artesãs reproduzirem. O processo de criação não é simples e cada produto demora um período diferente para ficar pronto. “Também tenho uma pessoa que é meu braço direito e faz os retoques finais como aplicação de forro, etiqueta e ajustes”, comenta Larissa, que ainda se dedica a outro trabalho: é estilista da Produção.
Versátil, assim como as peças que cria, ela faz questão de reforçar que consegue aliar ambos os projetos. “Cada marca vende produtos e conceitos diferentes. Também tenho sorte de ter chefes que me apoiam e torcem pelo meu sucesso”, entrega o segredo para se virar nos 30.
Em 2015 pretende muito mais. Está entre seus projetos abrir seu ateliê. Por enquanto, a jovem de 24 anos reforça a importância da web no crescimento da Handmade por Larissa Müller, já que o processo de vendas e divulgação acontece via redes sociais, WhatsApp e e-mail.
Mais informações
Handmade por Larissa Müller
Encomendas através do e-mail: handmadebylm@hotmail.com
WhatsApp: (85) 9292.2924
Instagram: lmhandmade
Facebook: Larissa Müller Carneiro
pontoaponto@diariodonordeste.com.br




Comentários