Ônibus articulado começa a funcionar nesta quarta-feira

LINHA 082

A linha 082, que realiza o trajeto Antônio Bezerra/Perimetral/Messejana, começou a funcionar com um ônibus articulado. Nesta quarta-feira (15), o veículo operou de forma experimental. Mas além deste, oito veículos semelhantes vão circular no corredor Antônio Bezerra/Centro até novembro.

A reportagem acompanhou todo o percurso com a população que utilizou o serviço pela primeira vez. Para o cobrador de ônibus Eduardo, 21, os passageiros ficaram surpresos. O veículo inicialmente causou estranheza pelo tamanho, mas a maioria gostou.

A aprovação foi unânime, pois todos os usuários entrevistados citaram o ar condicionado como um dos atributos preferidos do veículo. Alguns chegaram a comentar que a linha, anteriormente, era tão lotada que os passageiros não conseguiam entrar no ônibus ainda no terminal. No primeiro trajeto ainda existiam pessoas em pé, mas a parte traseira do veículo, anterior ao cobrador, estava com a maior parte dos bancos vazia.

Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, Etufor, o ônibus tem como característica principal o aumento de capacidade de passageiros, passando de 95 para 150 lugares, Além de itens como suspensão pneumática, câmbio automático e portas elétricas. O motorista do ônibus, Francisco da Silva Sousa, 50, comentou que trabalha na empresa de ônibus há seis anos e nunca havia conduzido um veículo tão moderno. Apesar da novidade, o funcionário explica que passou por um treinamento e um teste para dirigir o ônibus.  "Esse ônibus é todo automático, muito melhor de dirigir. Também tem um sistema de freio que impede que o veículo pare de uma vez e machuque algum passageiro. Ele não sai se a porta ainda estiver aberta", comenta.

Ainda de acordo com a Etufor, a  linha 082-Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral foi escolhida por fazer a ligação entre dois grandes terminais da cidade – Antônio Bezerra e Messejana-, passando por vias como Av. Mister Hull, R. Cel. Matos Dourado, R. Cônego de Castro, Av. Pres. Costa e Silva e Av. Jornalista Tomás Coelho.

Corredor Antônio Bezerra/Centro deve ser concluído em novembro

O corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Centro possui um percurso total de 8,2 km e  tem previsão de conclusão para o mês de novembro deste ano. Quando o corredor estiver concluído, as quatro faixas (duas em cada sentido) ao lado do canteiro central da Av. Bezerra de Menezes serão utilizadas apenas pelo transporte público e as quatro faixas junto aos passeios (duas em cada sentido), que hoje funcionam como faixas exclusivas para o BRS (Bus Rapid System), serão restituídas para o trânsito de veículos particulares.

O corredor Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra/ Papicu, que terá extensão de 17,4km, com investimento total de R$ 187 milhões. As obras fazem parte do plano da Prefeitura de implantação de 130 quilômetros de corredores de ônibus, com um montante de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.