SERTÃO CENTRAL
Maior romaria franciscana da América Latina e segunda maior do mundo iniciará seus festejos no dia 9 de outubro, prosseguindo até dia 19
Canindé. Milhares de romeiros de vários lugares do País visitam Canindé anualmente. O município é o principal polo de turismo religioso no Ceará e a devoção ao padroeiro, São Francisco das Chagas, é a principal justificativa da vinda dos visitantes. O santo é representado na entrada da cidade por um monumento com 30 metros de altura.
Devido às eleições, a maior romaria franciscana da América Latina e segunda maior do mundo, realizada em Canindé, iniciará seus festejos no dia 9 de outubro, com hasteamento da bandeira, e encerrando no dia 19, com grande procissão pelas principais ruas da cidade.
Entretanto, a movimentação na cidade começou em setembro, quando os romeiros aproveitaram para agradecer ao Santo das Chagas. Aos poucos as romarias iam chegando a pé, de bicicleta, ônibus, motocicleta, algumas ganharam destaque pela quantidade de fiéis, como foi a moto romaria partindo de Fortaleza, em dia 21 de setembro.
O comércio da cidade também já se antecipou para receber os milhares de devotos de São Francisco, com o abastecimento das mercadorias nas lojas. Os artigos religiosos, produtos que mais movimentam o varejo, também foram estocados em grande quantidade.
Segundo o empresário do setor calçadista Antônio Alves, a época da romaria traz crescimento para a economia da região. "Todos os lojistas se preparam para o período. Serão compradas mais mercadorias e contratados mais funcionários para atender à demanda de clientes que vêm de municípios circunvizinhos e de cidades mais distantes, como Fortaleza", salienta.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Canindé (CDL), Paulo Magalhães, ressalta o evento cristão promoverá crescimento nas vendas dos comércios locais que não foram tão satisfatórias durante o primeiro semestre. "A nossa expectativa é que o evento impulsione a economia, para as festas de final de ano que se aproximam", diz.
Pesquisa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo registrou que durante o período da romaria cada visitante compra, em média, R$ 100 em artigos religiosos, como fitas, terços e estatuetas de São Francisco.
Feira
A I Feira de Negócios de Canindé (Fenecan), promovida pela CDL de Canindé em parceria com o Sebrae, ocorreu em setembro com o objetivo de impulsionar ainda mais a economia da região. Aproximadamente 15 mil pessoas prestigiaram o evento, rendendo volume de R$ 80 mil para a economia local. O evento foi uma oportunidade para que empresários locais expusessem produtos em 46 stands.
Mais informações:
CDL Canindé
Presidente: Paulo Magalhães Filho
Fone: (85) 3343.0103
cdlcaninde@hotmail.com
www.cdlcaninde.com.br




Comentários