Colégios de Quixadá inovam as atividades

SERTÃO CENTRAL

Quixadá Os colégios particulares neste município estão iniciando a grade pedagógica para o próximo ano letivo. Em breve abrirão o período de matrículas, concorrendo por mais alunos para seus estabelecimentos. Como atrativos para os estudantes, e para os pais, estão incrementando os espaços escolares com mais atrativos, pedagógicos e funcionais. De salas de videoconferência a atenção especial para cadeirantes, quanto mais opções, melhor para atrair a nova clientela, segundo avaliam os diretores. Com os investimentos, esperam retorno educacional, melhorando a qualidade de ensino e o faturamento.

Um dos estabelecimentos mais tradicionais de Quixadá, o Colégio Valdemar Alcântara (CVA) implantou rampa de acesso para cadeirantes com disponibilização de cadeiras de rodas para os alunos. Na relação de vantagens, a direção do Colégio aponta ainda o Plantão tira-dúvidas de todas as disciplinas, sem ônus; simulados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) elaborados, obedecendo aos requisitos da matriz curricular do exame; leitura óptica para simulados, possibilitando ao aluno informações precisas e detalhadas sobre as competências e habilidades nas quais está bem e para as quais deverá dar mais atenção em seus estudos.

O CVA é uma instituição da Diocese de Quixadá. Este ano, em fevereiro, completou 60 anos de atividades. Por esse motivo, pensando na comunidade, oferece, ainda, dois simulados abertos, um em cada semestre, igualmente organizados, inteiramente gratuitos para todos os estudantes, sejam de escola pública ou particular ou, até mesmo, egressos do Ensino Médio, que queiram se preparar para a prova do Enem.

"A nossa meta é a educação de altíssima qualidade, com comprovados altos índices de inclusão de jovens nas universidades, seja em vestibulares tradicionais, seja através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Temos o carisma de uma instituição que visa, não tão somente à inserção de seus alunos no mercado de trabalho, mas, sobretudo, à formação integral da pessoa humana, fundamentada nos princípios de Jesus Cristo", afirma o diretor do CVA, Renê Barbosa.

Outra inovação no Valdemar Alcântara está sendo o monitoramento das salas de aula e de todo o ambiente escolar através de câmeras.

Com 25 anos de atividades o Colégio Amadeu Claudio Damasceno (CACD) é outro forte concorrente na cidade. Possui cerca de 500 alunos. Além da excelência do padrão de ensino, com educação do maternal ao pré-vestibular, tem como diferenciais suas olimpíadas internas, de Matemática e Redação. Também realiza aulas de campo e aulões do Enem. A vocação artística dos alunos também é outro destaque, através do "Show de Talentos".

O Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) conta atualmente com 506 alunos, no Infantil II ao 9º Ano. São 76 anos de atividades tendo como proposta pedagógica originária da Teoria Progressista, propondo-se a formar através da excelência na educação, numa perspectiva evangélico-libertadora, pessoas solidárias e dinâmicas, comprometidas com a vida e com a transformação da sociedade.

A meta do CSCJ é aperfeiçoar o trabalho pedagógico para 2015, contando com Sala Digital (tablets e lousa digital), Laboratórios de Informática, Física e Química, aulas bilingues a partir do 6º ano (Inglês e Espanhol) e tempo integral para crianças de 2 a 7 anos de idade. Também pretende oferecer no contra turno Escolinhas de Inglês, Xadrez, Balé, Capoeira e Futsal.

Na Escola Adventista Arlete Afonso, além da evangelização, a direção está focando suas ações para a tecnologia. A Escola é a primeira da região a implantar o T3D, um equipamento tecnológico interativo para aplicação das disciplinas de Química, Física e Biologia. Além dos mecanismos mais sofisticados em matéria de ensino, há preocupação com a qualidade de vida dos alunos. O cardápio da lanchonete tem apenas produtos naturais. A Escola Adventista também acaba de instalar um equipamento de ozonização da água da piscina, pioneiro na região.

Mais informações

Colégios Valdemar Alcântara

(88) 3412.0083; Amadeu Cláudio, (88) 3412.0667;
Sagrado Coração de Jesus, (88) 3412.1364;
Escola Adventista (88) 3412.0440

Alex Pimentel
Colaborador