CE Católicos festejam Dia da Padroeira

EM MARANGUAPE

Fortaleza. Até o próximo dia 8, católicos de Maranguape festeja mos 165 anos da Paróquia Nossa Senhora da Penha e também o Dia da Padroeira. Novenas, missas, procissões, leilões e barracas de comidas típicas fazem parte da programação do evento religioso da Igreja que nasceu em 1849, 20 anos antes de Maranguape tornar-se cidade. Até a próxima segunda-feira, dentro da programação religiosa do evento, missas são celebradas diariamente às 19 horas.

Na parte social, amanhã, após o ato eucarístico, haverá o Jantar de Nossa Senhora da Penha, na quadrado Centro de Pastoral da Igreja do Rosário. Já no domingo haverá carreata logo depois da solenidade religiosa, além de festa temática alusiva aos anos 60.

Estruturação

No decorrer dos seus 165 anos, a paróquia passou por transformações e teve a estrutura física reformada. Foi feita a construção do Centro de Pastoral e de uma quadra, além da reforma da casa paroquial, da restauração e da informatização da secretaria do local. Parte do patrimônio da igreja foi recuperado e passou a ser administrado pela própria paróquia, deixando de ser gerido por terceiros.

O crescimento de nossa paróquia vem refletindo também o crescimento das comunidades próximas, destacando a construção e reforma de capelas, expansão do terço dos homens, celebrações da palavra, envolvimento das pessoas nos eventos da paróquia e esta dando assistência à população diante de suas necessidades.

"Celebrar 165 anos da Paróquia é na realidade motivo de gratidão a Deus por ter nos presenteado com esta fé maravilhosa e que a cada dia nos faz pessoas novas em Jesus Cristo Nosso Salvador. A Virgem da Penha, Padroeira de Maranguape é, com certeza, a mãe da esperança", afirma o pároco local, padre Arildo Castro.

Nestes 165 anos de história, a Matriz de N. S. Da Penha vivenciou a passagem de 15 párocos, sete bispos e 12 papas.