TRAVESSIA SEGURA - Ação objetiva reduzir acidentes com pedestre
Quando saiu de casa naquela manhã de dezembro de 2012, a coordenadora de eventos Tatyane Matos, 32, não imaginou acabar em um hospital. No momento que tentava atravessava a Avenida Frei Cirilo, no bairro Messejana, foi atropelada por um motociclista. Assim como ela, diversas pessoas na Capital são vítimas desse tipo de acidente sob diversas circunstâncias. Segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), nos quatro primeiros meses deste ano, 61 pedestres acabaram atropelados em Fortaleza.
Destes, 51 ficaram feridos e um faleceu. Em 2013, a Autarquia registrou 277 ocorrências desse tipo, com 211 feridos e 16 vítimas fatais. "Tentei atravessar, mas quando vi um carro fazendo o retorno voltei e uma moto me atingiu. Se tivesse sido mais prudente, isso teria sido evitado", disse Tatyane.
Visando reduzir os números dessa realidade, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da AMC, inicia a partir de hoje em diferentes vias da cidade, uma ação educativa auxiliando a travessia de pedestres. A medida faz parte do projeto "Dê passagem para a vida", iniciado em 2013 e desenvolvido pela Gerência de Educação para o Trânsito (Geduc) do órgão. "Esse projeto tem como foco principal a segurança do pedestre e procura conscientizar a população para a travessia das vias na ferramenta de segurança, que é faixa de pedestre", explicou o chefe da Geduc, Nertan Rocha.
Ainda segundo ele, a campanha também procura conscientizar os condutores de veículos quanto ao respeito pela faixa de pedestres, dando prioridade à pessoa que atravessa a rua. "O pedestre dentro do trânsito é o elemento mais frágil. Procuramos, com isso, diminuir os altos índices de acidentes".
Atividade
Durante a atividade, os educadores de trânsito abordarão motoristas e pedestres para disseminar a cultura do respeito às regras de convivência urbana, além de estimular a travessia segura pela faixa. Haverá, ainda, a distribuição de panfletos com dicas de segurança e orientações sobre como cada um deve se comportar no trânsito.
A ação será realizada na Rua Barbosa de Freitas, a partir das 15h de hoje. Já amanhã, a Avenida Monsenhor Tabosa receberá a atividade, a partir das 9h e na quarta-feira (3), a programação será encerrada no Shopping Aldeota, às 15h. Os locais prioritários foram definidos pelo grande fluxo de pessoas e veículos.
Renato Bezerra
Repórter




Comentários