Praia do Futuro é o principal destino de moradores e turistas no feriado
FERIADO
Para receber os turistas estrangeiros, as barracas contrataram funcionários que falam outros idiomas, além de adotar cardápios bilíngues e novos pratos. O acesso à internet também foi melhorado
Num feriado ensolarado em Fortaleza, não há programa melhor. O destino principal para curtir a folga é a Praia do Futuro. Ontem, feriado de Corpus Christi, a situação não foi diferente. O espaço à beira-mar foi disputado palmo a palmo. A principal praia da Capital recebeu cerca de 100 mil visitantes, entre fortalezenses e turistas de outros Estados e do exterior presentes na cidade por conta dos jogos da Copa do Mundo. Proprietários das barracas da Praia do Futuro já esperavam o intenso movimento ontem e reforçaram o "time" de garçons e atendentes e também as equipes de cozinha. "Feriado com sol é dia de casa cheia. Atendemos, num único dia, a metade do público - 100 mil pessoas - que costumamos receber durante uma semana inteira num período de alta estação, que chega a 200 mil pessoas", ressaltou a presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, Fátima Queiroz.
A movimentação na praia começou cedo. Por volta das 10h, já era intenso o tráfego de veículos naquela região da cidade e muitas barracas já estavam tomadas de clientes. "E ainda tem gente que reclama de feriado porque atrapalha os negócios. É preciso ver que outros segmentos da economia ganham com a folga, principalmente se for um dia de sol. Todos têm direito de ter um ganho a mais", disse o comerciário Rodrigo Ramos.
Atendimento
Quem há muito tempo não comparecia à Praia do Futuro, percebeu a nova "cara" do lugar, muito além da decoração em verde e amarelo alusiva à Seleção Brasileira. As barracas adotaram cardápios bilíngues e novos pratos foram acrescidos à lista de delícias à mesa oferecidas aos visitantes. O acesso à internet também foi aprimorado. Para completar, as barracas contrataram funcionários que falam outros idiomas para atendimento apropriado aos turistas estrangeiros.
"A gente percebe logo o upgrade nas barracas. O atendimento foi aprimorado. Notamos uma qualificação que antes não existia, que passa pela maior cordialidade dos funcionários, a apresentação dos pratos, novas receitas gastronômicas...", comentou a comerciante cearense Ângela Guimarães. Para ela, o aprimoramento da praia torna o espaço ainda mais agradável para os nativos e para quem vem de outros Estados e, sobretudo, do exterior e busca opções qualificadas para lazer e diversão.
"A Copa do Mundo trouxe muita gente para cá e mais turistas vão chegar. Então, a Praia do Futuro não podia ficar parada no tempo. Era preciso se adaptar à nova clientela", avaliou o estudante Flávio Silva, enquanto observava o atendimento prestado pelo paulista Luiz Carlos Machado. Contratado como garçom pela Barraca Marulho, Machado fala quatro idiomas estrangeiros - francês, inglês, espanhol e italiano -, mas aponta a cordialidade como o principal item para bem atender a clientela, qualquer que seja.
Estrangeiros entrevistados ontem pela reportagem do Diário do Nordeste só tinham elogios à Praia do Futuro e à acolhida nas barracas à beira-mar. Foi o caso do italiano Mário Binatti. "Costumo vir aqui sempre quando estou em Fortaleza e posso afirmar que o atendimento melhorou substancialmente, além da variedade, apresentação e qualidade dos pratos oferecidos", afirmou.
O casal de mexicanos Ernesto Martinez e Adriana Castro veio a Fortaleza por conta do jogo do México contra a Seleção Brasileira e recebeu a indicação de que deveria conhecer a Praia do Futuro para se divertir, tomar banho de mar e provar delícias regionais. "Adoramos. A praia é ótima para banho, mas o melhor de tudo é o atendimento cordial e a qualidade e variedade gastronômica", disseram.
Qualificação
Fátima Queiroz destacou o esforço dos barraqueiros da Praia do Futuro para qualificar os serviços oferecidos aos clientes cearenses, de outros estados e estrangeiros. Ela acredita que as novidades vieram para ficar e agradam a clientela, especialmente turistas do exterior.
A empresária contou que a praia foi invadida por mexicanos na semana passada e agora os barraqueiros aguardam ansiosos a chegada de alemães e ganeses, que virão a Fortaleza para o jogo entre suas seleções, amanhã, na Arena Castelão.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-CE), ao longo da Copa do Mundo, aproximadamente 17 mil turistas alemães devem assistir aos jogos da competição na Arena Castelão. Destes, 12.180 vêm para a partida entre Alemanha e Gana, no próximo sábado.
"Acreditamos, que boa parte dessa multidão não vai perder a chance de curtir a Praia do Futuro enquanto estiver por aqui", avalia Fátima Queiroz.
Fernando Brito
Repórter




Comentários