Alunos de 146 escolas públicas vão assistir os jogos da Copa no Castelão

48 mil ingressos serão sorteados entre estudantes das cidades sede,

Alunos de 146 escolas públicas de Fortaleza vão poder assistir aos jogos da Copa do Mundo 2014 que serão realizados na Arena Castelão. Ao todo, as escolas cearenses receberão 7.532 ingressos que deverão ser sorteados entre os alunos. A relação das 901 escolas contempladas no sorteio de 48 mil ingressos, localizadas nas 12 cidades sede do Mundial, foi divulgada nesta sexta-feira (16), pelo Governo Federal.  O sorteio foi realizado pela Caixa Econômica Federal no dia 3 de maio, a partir de combinações de números geradas pelo resultado da extração da Loteria Federal.

A Arena Castelão vai receber três jogos na primeira fase da Copa do Mundo: Uruguai e Costa Rica, em 14 de junho;  Brasil e México, em 17 de junho; Alemanha e Gana, em 21 de junho; e Grécia e Costa do Marfim, em 24 de junho. O Castelão recebe ainda um jogo nas oitavas de final, em 29 de junho, e nas quartas de final no dia 4 de julho. Para o primeiro jogo,  serão distribuídos 802 ingressos para os estudantes. No segundo, a estreia da seleção brasileira na Arena Castelão, ingressos serão distribuídos para 286 estudantes.  No terceiro, 2. 552 alunos estarão no estádio.  Para a quarta partida,  3.792 estudantes receberão ingressos. Nas oitavas de final e quartas de final, apenas 50  ingressos serão distribuídos para cada jogo.

As escolas selecionadas fazem parte do Programa Mais Educação. Para cada jogo, as instituições receberão ingressos para serem distribuídos pelos alunos e para uma pessoa responsável. Os diretores das unidades de ensino deverão aderir por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), do Ministério da Educação, e informar o nome e documentos das pessoas que ficarão responsáveis pelo processo.
Esses responsáveis farão a retirada dos ingressos nos centros de distribuição da FIFA e preencherão no próprio Simec os nomes e lugares dos alunos e seus responsáveis. A lista com o nome de todos os alunos sorteados, com os respectivos jogos, será divulgada publicamente antes do início da Copa do Mundo.

Índios
Outros dois mil ingressos serão distribuídos nas comunidades indígenas. De acordo com o Comitê Intertribal, os indígenas que irão receber os ingressos são atletas participantes dos Jogos dos Povos Indígenas. Para Carlos Terena, responsável pela entidade, a iniciativa vai “dar a possibilidade a esses indígenas de conhecerem o universo do futebol mundial e fazer com que esses povos se interessem ainda mais pela prática do esporte dentro de suas aldeias”. Os bilhetes foram cedidos às comunidades indígenas depois de pedido do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a representantes da FIFA. "Queremos que a Copa seja um evento para toda a população brasileira”, disse Rebelo.

Do G1 CE