Delegacia no Ceará não funciona no fim de semana e PM libera acusados

Delegado geral diz que presos deveriam ser levados para outra cidade.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Policiais militares de Itapajé, no interior do Ceará, reclamam da delegacia da cidade fechada nos fins de semana e por conta disso têm de soltar pessoas presas em flagrantes durante sábados e domingo. Sem se identificar, policiais militares registraram um vídeo em que levam dois suspeitos à delegacia da cidade para registrar o flagrante dos suspeitos, que só pode ser feito em uma delegacia da Polícia Civil.

"A delegacia Municipal de Itapajé está fechada. A mesma não funciona. A gente vai tentar aqui acionar alguém. Isso é uma vergonha", diz o policial que registra o vídeo com a delegacia fechada. O vídeo registra também os policiais liberando dois acusados de sete assaltos na cidade.

Neste sábado (26), a equipe de reportagem da TV Verdes Mares constatou a delegacia sem funcionamento. De acordo com moradores, um vigia trabalha na delegacia nos fins de semana, mas ele não foi avistado durante a visita dos repórteres.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, apenas as delegacias regionais funcionam nos fins de semana. A mais próxima de Itapajé fica em Itapipoca, a 60 quilômetros da cidade. Os policiais de Itapajé alegam que nem sempre os delegados do município vizinho recebem as ocorrências de outras cidades.

Segundo o delegado geral da Polícia Civil no Ceará, Luiz Carlos Dantos, de acordo com a lei, na falta de um plantonista no município, os presos devem ser levados para a cidade mais próxima em que exista uma delegacia em funcionamento. No que foi mostrado no vídeo feito por policiais, Dantas afirma que os presos deveriam ter sido levados para a delegacia de Itapipoca, que funciona em regime de plantão.