Festival incentiva prática da capoeira e debate cultura negra

Por jangadeiro

Começa nesta terça-feira (23) a programação do V Festival Internacional de Capoeira e Tradições Afrodescendentes – Tribos, Berimbaus e Tambores. O encontro que vai até o próximo domingo (29) acontece na praia de Parajuru, a 110 km de Fortaleza. Além dos capoeiristas cearenses, aproximadamente 50 praticantes do esporte de outros países são esperados no festival.

De acordo com um dos organizadores do encontro, Mestre Ratto, a ação faz parte das comemorações pelos dez anos do Centro Cultural Capoeira Água de Beber (CECAB). “Este ano será especial pela comemoração dos 30 anos da minha prática de capoeira e pelos 10 anos do CECAB. Será um momento de trocas visto que hoje a capoeira é uma das principais difusoras da língua portuguesa no mundo”, diz.

A programação do evento traz como temas principais a sustentabilidade e a educação na capoeira e cultura negra. Os espaços se dividirão entre debates, feiras, exposições, exibições de filmes e outras apresentações culturais. Entre os convidados estão o Mestre Lua Rasta (BA), Mestre Kall (Ave Branca – DF), Mestre Luiz Renato Vieira (Beribazu – DF) e Contramestre Pingo (Aruê Capoeira – DF).

Algumas atividades também serão realizadas no anfiteatro do Dragão do Mar, no SESC Iracema e no Mercado dos Pinhões. Na comunidade do Riacho Doce,em Fortaleza, onde o CECAB desenvolve um trabalho social, também será desenvolvido um intercâmbio França – Brasil entre jovens do Ceará e jovens da Associação Capoeir’Art de Marseille – França.