Crato-CE: Operação “Fumaça Negra” autua mais cinco veículos irregulares no Cariri

Demontier Tenório

Cerca de 120 veículos foram abordados em mais uma operação “Fumaça Negra” desenvolvida pela Semace e Polícia do Meio Ambiente em Crato. A blitz aconteceu na CE–060 próximo ao Posto Galeão em Crato e culminou com a autuação de cinco veículos que apresentaram uma fumaça negra acima do permitido por lei. A meta é combater a poluição atmosférica rica em elementos químicos nocivos à saúde humana como monóxido de carbono, hidrocarboneto e óxido de enxofre. Na prática, respondem por doenças respiratórias crônicas e até câncer de pulmão no ser humano.

Nas blitz encerradas ontem foram autuados quatro caminhões Mercedes Benz dirigidos por Francisco Ernesto do Nascimento, Expedito Gomes da Silva, Jean Paulo Teixeira e Cícero Ferreira Lima. Além destes, um Ford F600 guiado por Edvaldo da Cruz dos Anjos. Odono do carro tem prazo de 15 dias para regularizar a situação quando é submetido à nova vistoria na ida deste ao escritório da SEMACE no Crato, que funciona na Avenida Pedro Felício Cavalcanti, 2530 (Bairro Parque Grangeiro).

Caso compareça e comprove o reparo na emissão da fumaça terá a multa reduzida pela metade. Recente divulgação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) apontou que a região do Cariri é onde se encontra o maior percentual de carros circulando com excesso de fumaça. Mais que isso, Crato foi o campeão estadual onde a média de multas na cidade chegou a 7,2 por cada blitz realizada. Por isso, a atuação do programa está sendo intensificada no município.