Várzea Alegre. O mês de fevereiro chegou e com ele a expectativa para a maior festa popular do Brasil, o Carnaval. Nesta cidade, a animação é total. Os integrantes da Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro (Esurd), fundada há 50 anos, por um grupo de agricultores, fazem os últimos ensaios. Neste ano, a escola leva para a avenida o samba enredo que tem como tema "Cinquenta anos de sucesso e tradição". A bateria tem ensaio geral na comunidade rural e os passistas na quadra de uma escola pública.
Em várias casas do sítio Roçado de Dentro, distante apenas 3 km do centro da cidade, o trabalho de um grupo de costureiras é intenso para preparar as alegorias. As mulheres correm contra o tempo, afinal faltam apenas uma semana para o desfile. A Esurd reúne cerca de 800 componentes em diversas alas, que neste ano vão representar a história de meio século de existência da agremiação carnavalesca.
O tema do samba enredo e as fantasias são definidos pela carnavalesca Dayse Diniz, uma das fundadoras da Esurd, quando o antigo bloco criado por agricultores em 1963, transformou-se em escola de samba, após regresso de um morador da comunidade rural que viveu alguns anos no Rio de Janeiro e foi influenciado pelo ritmo do Carnaval carioca.
Neste fim de semana, a bateria da Esurd faz o último ensaio geral, percorrendo a estrada que dá acesso ao sítio, onde mora a maioria dos integrantes. "Este ano é especial porque estamos comemorando 50 anos de festa e tradição", disse o presidente da escola, Vicente Fiúza de Menezes. "Os tamborins e surdos estão afinados e os músicos muito empolgados, dentro do ritmo do samba enredo".
Dentro das comemorações do cinquentenário, a escola levará para a avenida no próximo domingo, dia 10, 16 alas que vão contar a história da Esurd. A comissão de frente traz como tema ´Roçado, arte viva´. O carro abre-alas vai celebrar o ´Feliz aniversário´. O desfile termina com o carro alegórico ´Vai rolar a festa´. As famílias Souza e Menezes serão enaltecidas, pois formam o berço dos batuqueiros e brincantes no sítio Roçado de Dentro. Os carnavalescos que preparam o projeto comemorativo são Lúcia Castro e Antonio Leonardo.
O desfile acontece na tarde do Domingo de Carnaval a partir das 18 horas. Os dirigentes da Esurd prometem muita animação. A escola nasceu de uma brincadeira, quando, em 1963, três músicos, pequenos produtores rurais, resolveram sair tocando sanfona, zabumba e pandeiro. O grupo voltou a se reunir nos anos seguintes e nunca mais parou.
Animação
A animação envolve também outras agremiações, que também há anos caíram no gosto da população da cidade, como é o caso da Mocidade Independente do Sanharol. Os moradores acompanham o desfile ao longo das ruas e nas calçadas.
São muitos os aplausos para os passistas que se dedicam ao longo do ano e sonham com a festa, que tem por objetivo trazer animação, alegria e brilho para o Carnaval popular de Várzea Alegre, o mais animado das regiões Sul e Centro-Sul.
O prefeito de Várzea Alegre, Wanderlei Freire, disse que está tudo pronto para a folia que vai acontecer no entorno da Lagoa de São Raimundo Nonato. "Vamos fazer uma festa bonita, muito animada e com segurança", afirmou. "Com certeza, a tradição dos desfiles das escolas e a participação de um elevado público estão mantidas". Os organizadores do evento estimam que cerca de 20 mil pessoas devem participar da festa a cada noite.
HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER
Comentários