5ª Cavalgada em homenagem a Nossa Senhora das Dores faz parte dos festejos da padroeira de Juazeiro do Norte
O evento remonta um momento histórico dos primórdios das romarias do Padre Cícero
Foto: Eri Menezes
A cavalgada de Juazeiro do Norte, idealizada pelo então secretário de agricultura e abastecimento do município Romão França em parceria com a Basílica Menor (Santuário de Nossa Senhora das Dores), prefeitura de Juazeiro do Norte, Governo do estado do Ceará, entre outros, teve a sua quinta edição neste sábado (2). A finalidade do evento é resgatar uma parte importante da história de Juazeiro e homenagear as primeiras caravanas penitentes, além de repetir o trajeto inicial feito pelos fiéis devotos do padrinho.
Segundo o padre Cícero José, reitor administrador da Basílica Menor, para alcançar o objetivo proposto os cavaleiros e amazonas refizeram o percurso dos primórdios da romaria, quando na época, os tropeiros se reuniam em grupos e seguiam com seus animais até a casa do padre Cícero. O cortejo passou por bairros diversos da cidade em um percurso de aproximadamente cinco quilômetros até a “Basílica da Mãe das Dores”, onde os devotos e animais participaram de um momento solene marcado por reflexões , agradecimento e orações.
O evento contou com a presença de diversas personalidades, entre elas o deputado estadual Fernando Santana, ressaltou que mesmo com a agenda lotada fez questão de participar da cavalgada e destacou a importância desse período movido pela fé romeira à padroeira de Juazeiro do Norte. O secretário de turismo e romarias, Renato Willami, que também se fez presente afirmou que todo o planejamento para acolhida aos romeiros já está funcionando e envolve equipes diversas da prefeitura e da pastoral romeira. Ainda, o empresário Francisco Rolim relatou participar desde a primeira edição da cavalgada e que faz questão de prestigiar o evento, como forma de agradecer as bênçãos em sua vida.
Por: Camira Nadje
https://lidenoticias.com.br/index.php/2023/09/03/5a-cavalgada-em-homenagem-a-nossa-senhora-das-dores-faz-parte-dos-festejos-da-padroeira-de-juazeiro-do-norte/
Comentários