Projeto leva apresentações de reisados a escolas públicas de Juazeiro do Norte e Crato, no Ceará
Mostras vão até o dia 12 de dezembro e terão participação de mestres da cultura popular cearense.
Por g1 CE
Reisados ocorrem em escolas públicas da região do Cariri até o dia 12 de dezembro. — Foto: Divulgação
O projeto Canto de Reis, que promove vivências artísticas e educativas no Cariri cearense, realiza até o dia 12 de dezembro a apresentação de grupos de reisado em escolas públicas da região. As mostras contarão com a presença de mestres da cultura popular e ocorrerão em Juazeiro do Norte e Crato.
As apresentações ocorrerão em oito escolas nos bairros em que os grupos estão sediados. Confira os reisados, as datas e os locais das apresentações a seguir:
Reisado São Miguel, com Mestre Tarcísio (João Cabral, Juazeiro do Norte): dia 6/12 (tarde), na EEF Jerônimo Freire dos Santos;
Reisado Dedé de Luna, com Mestra Mazé (Muriti, Crato): dia 7/12 (manhã), na EEIEF Melvin Jones;
Reisado Mestre Aldenir, com Mestre Aldenir (Bela Vista, Crato): dia 7/12 (manhã), na EEIEF Maria Sonia Callou de Sá;
Reisado São Luiz, com Mestre Luiz (Pedrinha/Aeroporto, Juazeiro do Norte): dia 7/12 (tarde), na EFF Cícera Germano Correia;
Reisado Estrela Guia, com Mestra Lúcia (João Cabral, Juazeiro do Norte): dia 8/12 (manhã), na EEF João Alencar de Figueiredo;
Reisado Arcanjo Gabriel, com Mestre Valdir (Frei Damião, Juazeiro do Norte): dia 8/12 (manhã), na EMEF Mário da Silva Bem;
Reisado Discípulos do Mestre Pedro, com Mestre Antônio e Mestre Raimundo (João Cabral, Juazeiro do Norte): dia 9/12 (manhã), na EEF Jerônimo Freire dos Santos;
Reisado São Francisco, com Mestre Tico Barbosa (Sítio Leite, Juazeiro do Norte): dia 12/12 (manhã), na EEF Laurentino Alves Macena.
Os estudantes poderão, além de assistir a espetáculos com cerca de uma hora de duração, apresentar aos mestres e brincantes trabalhos produzidos durante a imersão sobre a tradição, iniciada com seminário no dia 24 de novembro.
Projeto leva reisados e educação patrimonial a escolas públicas do Cariri
A imersão foi voltada a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e teve participação de mestres e de professores e coordenadores das escolas contempladas. A ação buscou fomentar a educação patrimonial.
Projeto
Iniciado em 2014, o projeto Canto de Reis surgiu a partir de estudo da pesquisadora Beth Fernandes na Universidade Federal Fluminense (UFF) e busca contribuir para a manutenção da tradição do reisado. Ao longo de sete edições, o projeto trabalhou diretamente com 12 grupos de reisado de 10 bairros de Juazeiro do Norte e 2 do Crato.
Nesse ínterim, a iniciativa ajudou no fortalecimento de saberes e fazeres de cada local, bem como contribuir com a economia nos bairros — mais de 600 profissionais da cultura já foram beneficiados com novos trajes e adereços.
Além disso, o projeto busca ajudar em outros aspectos, como formação e constituição jurídica dos grupos, auxílio em chamadas públicas para editais, fortalecimento da manifestação por meio de oficinas, seminários e laboratórios. O Canto de Reis também fornece apoio no lançamento de livros, CDs, exposições, dentre outras ações.
Outras ações
O Canto de Reis, contudo, não se restringe a apresentações nas escolas. Nesta edição, o projeto lançará, em 20 de dezembro, o livro “Relicário de Memórias - Opereta Popular Canto de Reis”. A obra reúne partituras, depoimentos e imagens que contam a história, a trajetória e o legado de mestres e brincantes.
O lançamento ocorrerá às 19h na Escola de Saberes Daniel Walker Almeida Marques, em Juazeiro do Norte, com apresentação do Reisado São Francisco. A obra será distribuída para mestres e professores das escolas contempladas.
Projeto busca fortalecer tradições e a preservar patrimônio imaterial da região. — Foto: Divulgação
A edição deste ano também fará o lançamento da página do projeto, a qual será inclusa no site da Associação Movimentos, uma das realizadoras da ação. A página trará um mapeamento virtual com informações culturais e territoriais dos 11 grupos de reisado que participaram do Canto de Reis nas sete edições já realizadas.
https://g1.globo.com/ce/ceara/educacao/noticia/2022/12/06/projeto-leva-apresentacoes-de-reisados-a-escolas-publicas-de-juazeiro-do-norte-e-crato-no-ceara.ghtml
Comentários