Estudo intensifica tombamento de prédios históricos em Crato
Secult cratense fez convênios com universidades para a produção de um inventário do Patrimônio Arquitetônico existente no Município
SÉ Catedral é um dos prédios em vias de tombamento Foto: Diocese de Crato
ROBSON ROQUE
A Secretaria de Cultura (Secult) de Crato e o Ministério Público do Ceará atuam em conjunto para analisar a necessidade de que prédios públicos sejam tombados no Município. O tombamento consiste no ato de preservar determinado bem com valor histórico, cultural, paisagístico, artístico, entre outros aspectos. Três prédios estão em vias de tombamento: o Seminário São José, a Sé Catedral e o Crato Tênis Clube. Outros deverão seguir o mesmo caminho.
O secretário de Cultura de Crato, Amadeu de Freitas, destaca que, “no caso dos bens móveis, antes do ato de tombamento, é feito um estudo do imóvel com levantamento de seus aspectos históricos e arquitetônicos. Com o estudo, o processo é encaminhado para aprovação do Conselho Municipal de Política Cultural que, aprovado, segue para o Prefeito decretar o tombamento”.
Desse modo, a Secult cratense fez convênios com duas universidades para a produção de um inventário do Patrimônio Arquitetônico existente no Município. A parceria envolve os cursos de História, da Universidade Regional do Cariri (Urca), e de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário Paraíso (Unifap).
https://jornaldocariri.com.br/estudo-intensifica-tombamento-de-predios-historicos-em-crato/
Comentários