Barro-CE: Adolescente atingido com explosivos dentro de casa foi transferido para Fortaleza

Demontier Tenório

Um adolescente que comercializava fogos de artifício em sua residência na Rua Projetada (Parque da Jurema) no município de Barro, foi vítima de uma tragédia por volta das 14 horas desta quinta-feira. O estudante F. E. S. S, de 15 anos, sabia da ilegalidade da venda de fogos por um menor e o fazia às escondidas em um pequeno quarto no fundo do casebre onde mora. Só tinha acesso ao quarto àqueles de sua confiança, enquanto os demais clientes pediam os produtos e o rapaz entrega na porta. 

A mãe é separada e atua como manicure e faxineira e tinha ido trabalhar em um imóvel da zona rural de Barro. O garoto decidiu vender os fogos para ajudar no orçamento doméstico de uma família pobre. Ele estava em casa com duas irmãs igualmente menores de idade quando ouviu o barulho do papoucar dos fogos oriundo do quarto que fica próximo à cozinha. Inadvertidamente, tentou salvar o seu pequeno estoque de bombas, traques e chuvinhas, enquanto as meninas correram para fora.

O rapaz ficou coberto pelo fumaceiro sem conseguir encontrar a saída no momento em que os fogos explodiam. Os vizinhos correram e o puxaram pelo braço tratando de jogar baldes de água para conter o fogo. A polícia foi acionada e o Sargento Moreira, Comandante do Destacamento Militar de Barro, foi até lá com o Soldado Giocondes. Segundo ele, uma faísca pode ter atingido os produtos e provocado as explosões. 

O pequeno incêndio destruiu alguns utensílios domésticos na cozinha. O adolescente sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus nas pernas e na região peitoral e foi socorrido às pressas para o Hospital de Barro. Ainda ontem terminou transferido para o Instituto José Frota (IJF) de Fortaleza acompanhado da sua mãe já que o Hospital Regional do Cariri ainda não possui a Unidade de Queimados conforme consta no seu projeto original.