URCA conclui projeto para criação da Faculdade de Medicina da Instituição

Segundo o Reitor da URCA, Professor Lima Júnior, o projeto do novo curso foi finalizado em novembro

A Universidade Regional do Cariri (URCA) finalizou o projeto para a criação da Faculdade de Medicina. O trabalho foi elaborado por técnicos da Universidade e parcerias com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Estado, tendo à frente o coordenador Carlile de Holanda Lavor, responsável pela implantação de cursos de Medicina, como o da Universidade Estadual do Ceará (UECE), considerado um dos melhores do Brasil. A expectativa é que o curso seja implantado a partir do segundo semestre do próximo ano.

Para a elaboração do projeto, solicitado através do Governo do Estado, foi criada a Comissão Especial de Criação do Curso, designada pelo Reitor da URCA, Professor Francisco do O' de Lima Júnior, tendo como presidente o Professor Dr. Galberto Martins. Em setembro deste ano foi realizada uma agenda técnica, com visita ao local que poderá ser sede da tão sonhada faculdade pública de medicina para a região, o histórico prédio do Seminário São José, construído no século XIX. A estrutura foi bastante elogiada pela equipe. Além disso, foram realizadas visitas aos laboratórios da URCA, que detém cursos na área da saúde, de graduação e pós-graduação, além de diversas pesquisas na área.

A equipe também esteve visitando a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), além de discutir parcerias com a gestão municipal da cidade do Crato.

Segundo o Reitor da URCA, Professor Lima Júnior, o projeto do novo curso foi finalizado em novembro e colocado à disposição da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), além do Governo do Estado, para apresentação.

Com a elaboração do projeto, foram apresentadas as viabilidades com todos os levantamentos técnicos, no sentido de possibilitar a implantação do curso. A principal linha de atuação do curso seria voltar a formação dos profissionais para a atenção primária, tornando-o referência.

Segundo o Reitor Lima Júnior, esse é um momento de grande importância no encaminhamento desse projeto, que beneficiará não apenas o Crato, mas toda a região do Cariri. Além do curso, a meta é criar um centro médico para atendimento de pacientes no bairro onde estará sediado o curso, em terreno ao lado do Seminário São José.

http://www.urca.br/novo/portal/index.php/latest-news/46681-urca-conclui-projeto-para-criacao-da-faculdade-de-medicina-da-instituicao-