Prefeitura de Santana do Cariri entrega Unidade de Suporte Básico do SAMU

Equipe é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem,

Cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, 1º de maio . Foto Júnior Sultério.

A partir desta sexta-feira (1º), os santanenses passaram a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. A sua base foi entregue nesta manhã e já está apta a atender chamados. Para evitar aglomerações, a solenidade contou com a presença apenas de autoridades municipais e a equipe do Serviço, acompanhados da coordenadora regional, Rejane Felipe.

O prefeito Pedro Henrique aproveitou o momento para parabenizar a equipe do SAMU que conta com vários santanenses, e agradecer ao governador Camilo Santana, e em especial ao ex-senador Eunício Oliveira, deputado estadual Fernando Santana, que tornaram esse importante conquista possível.

“Este é um sonho que se torna realidade. Desde o final de 2018, quando Santana do Cariri foi destinada a receber uma unidade do SAMU, que idealizo esse momento. E, diante desta situação crítica em que estamos vivemos na saúde, com a Covid-19, não poderia haver momento mais propício para esta aquisição. A saúde é a nossa prioridade e não poderíamos estar mais agradecidos com esta conquista para o nosso município. ”

Em meio à pandemia da Covid-19, este serviço vem ampliar a rede de saúde do município, que contará com equipe de quatro técnicos de enfermagem e quatro condutores socorristas treinados e capacitados para atendimentos de urgência e emergência pré-hospitalares.

A coordenadora regional, Rejane Felipe, explicou como funciona o serviço, “através do 192, que é o acesso mundial do SAMU, o solicitante será atendido pela central de regulação, em Juazeiro do Norte, que conta com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que irão colher as primeiras informações. De acordo com a ocorrência, o regulador entra em contato com a base do SAMU e direciona a Unidade ao endereço solicitado.”

A secretária de Saúde, Aline Alencar, salientou que “o SAMU é uma unidade móvel, e não atende quaisquer casos na sua base, ou seja, nas instalações físicas, apenas na USB, que conta com os equipamentos necessários para tal. As ocorrências atendidas pelo SAMU são apenas de urgência e emergência, as demais continuam sendo atendidas normalmente pelo Hospital Municipal. ”

A base está localizada na rua Cicero Alves, e funciona no prédio onde antes era o antigo Hotel Municipal, que passou por um intenso processo de reforma para atender as condições estruturais necessárias para implementação do serviço, atendendo um desejo antigo do prefeito Pedro Henrique que sonhava em transformar o lugar em um prédio funcional para o município.

Sobre o SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço gratuito, que funcionará 24 horas, atendendo casos de urgência e emergência, realizando os atendimentos em qualquer lugar e prestando orientações através do número “192”, e contará com equipe capacitada de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

https://www.caririceara.com/prefeitura-de-santana-do-cariri-entrega-unidade-de-suporte-basico-do-samu/