Aeroportos regionais do Ceará registram mais de 25 mil passageiros em janeiro

Uma tendência de alta que se mantém. E que reforça o papel dos aeroportos regionais, em especial nas áreas mais turísticas do Ceará.

Carlos Gibaja Foto

Os números da aviação regular nos terminais aéreos do Ceará ainda devem subir ao longo de 2020

Jóslen Herbster - Ascom SOP Texto

Uma tendência de alta que se mantém. E que reforça o papel dos aeroportos regionais, em especial nas áreas mais turísticas do Ceará. É isso o que revela o balanço de movimentação dos 10 terminais aéreos geridos pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) durante o mês de janeiro: total de 25.829 embarques ou desembarques.

O aumento é de 58,4% na comparação com o mesmo período de 2019 (16.306). Já em janeiro de 2018, o balanço apontava 11.015 passageiros.

O número positivo segue sendo capitaneado pelo Aeroporto de Jericoacoara, com 24.868 passageiros. Atualmente, há voos diariamente, com frequências direto para Guarulhos (São Paulo), operados pelas companhias aéreas Azul e GOL, e para Confins (Belo Horizonte), pela Azul. Além disso, há também o fluxo de aviação geral (privada).

Outro equipamento regional com voos comerciais rotineiros é o Aeroporto de Canoa Quebrada, em Aracati, que contou com 507 pessoas, entre embarques e desembarques, no último janeiro. A Azul oferta voos às terças, quintas e sábados, vindos de Recife e rumo a Mossoró (RN).

E os números da aviação regular nos terminais aéreos do Ceará ainda devem subir ao longo de 2020, pois durante este mês de fevereiro começam a valer as frequências para outros aeroportos regionais, operados pela TwoFlex em parceria com a GOL. Assim, a tendência é que o destaque de Jericoacoara e Aracati permaneça, mas com alavancagem dos dados também de Sobral, São Benedito, Tauá, Crateús e Iguatu.

“A ampliação da malha aérea é um trabalho que vem sendo muito bem desenvolvido pelo Governo do Estado. Para atender à nova demanda passaram por reformas os aeroportos de Iguatu e Crateús, onde foi concebido um projeto padrão para eles, elaborado pela SOP, que será replicado para os demais equipamentos para qualificar e receber ainda melhor os turistas e os usuários destes aeroportos”, afirmou o diretor de infraestrutura rodoviária e aeroportuária da SOP, Sérgio Azevedo.

https://www.ceara.gov.br/2020/02/17/aeroportos-regionais-do-ceara-registram-mais-de-25-mil-passageiros-em-janeiro/