Cachoeira de Missão Velha, no Ceará, volta a jorrar após chuvas

A cachoeira voltou a jorrar com as chuvas

[caption id="attachment_133809" align="alignleft" width="300"]-01 Cachoeira de Missão Velha Cachoeira de Missão Velha tem ficado seca na maior do tempo nos últimos cinco anos (Foto: Francisco Rodrigues/Arquivo pessoal)[/caption] Volume de chuvas nas cidades é 17% maior que o esperado para janeiro. Cachoeira tem ficada seca a maior parte do tempo nos últimos cinco anos. Do G1 CE A cachoeira de Missão Velha, no Cariri, voltou a jorrar neste fim de semana após uma sequência de chuvas de média e grande intensidade na região. A cachoeira é um dos principais pontos turísticos da cidade, mas ficou seca na maior parte do tempo nos últimos cinco anos, período em que o Ceará enfrenta uma das piores secas da história. O Cariri é a única região do Ceará onde as chuvas estão acima da média histórica neste início de ano. A cidade de Missão Velha acumula 195 milímetros de precipitação desde o dia 1º, 17% a mais do que o esperado para o período. Previsão de chuvas

Cachoeira de Missão Velha é uma das principais atrações para os visitantes da cidade (Foto: Francisco Rodrigues/Arquivo pessoal)Cachoeira de Missão Velha é uma das principais atrações para os visitantes da cidade (Foto: Francisco Rodrigues/Arquivo pessoal)
A previsão da Funceme para os três primeiros meses do ano é a melhor desde 2012. De acordo com a fundação, A maior probabilidade (40%) é de que o volume de chuva fique próximo à média histórica, que é de 800 milímetros durante o ano. Ainda de acordo com o prognóstico, há 30% de chance de as chuvas na estação chuvosa de fevereiro, março e abril de 2017 ficarem abaixo da média e outros 30%, acima da média histórica. "Com certeza é o melhor prognóstico dos últimos anos, o melhor desde 2012. Porém, as chuvas que caem e que podem cair são insuficientes para ajudar as bacias hidrográficas", avalia a chefe do núcleo de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

destaque6