Fim de semana com 10 tentativas de homicídios em Juazeiro, Crato e Lavras da Mangabeira
Demontier Tenório
Um fim de semana com poucos homicídios no Cariri, mas muitas tentativas à bala e faca em pelo menos três cidades da região. Em um desses atentados três pessoas foram atingidas por projéteis no tiroteio havido no interior de uma lanchonete no bairro João Cabral em Juazeiro. Em Crato, a tentativa foi dentro de um bar, enquanto em Lavras um agricultor deu três facadas em sua mulher. Houve ainda ameaças e agressões físicas, principalmente em outros casos de crimes contra a Lei Maria da Penha.
Por volta das 12h30min de sábado, na Rua José de Andrade Lavor, 22 (João Cabral), a jovem Tatiane Santos da Silva, de 21 anos, foi agredida a golpes de facão pelo marido José dos Santos Silva que a feriu na cabeça, nas duas pernas e nas costas. Em seguida, fugiu em um Fiat Pálio de cor verde levando consigo a arma usada na tentativa de homicídio com a lateral da lâmina causando as lesões. A vitima foi pessoalmente à Delegacia da Mulher registrar um Boletim de Ocorrência.
Na noite de sábado, no cruzamento das ruas Formosa e Frei Ibiapina (Pio XII), igualmente em Juazeiro, dois homens que trafegavam em uma motocicleta Honda Fan de cor vermelha, atiraram em José Anísio da Silva Trindade, de 25 anos, mais conhecido por Zé o qual já responde procedimento por uso de drogas. A vítima foi atingida com dois tiros e socorrida por populares para o Hospital Regional do Cariri estando com quadro clínico é estável.
No domingo a violência foi bem maior e, logo nos primeiros minutos da madrugada, na Rua Francisco Vicente Silva Cavalcante, 181 (Triângulo) em Juazeiro, um homem identificado apenas por Felipe trafegava a pé e atirou em Daniel Santos de Melo, de 24 anos. O jovem foi atingido no estômago e tórax, sendo socorrido por populares para o HRC, onde deu entrada em estado grave. O acusado é apontado por moradores do bairro como desordeiro.
Por volta das 15 horas no Distrito de Amaniutuba a uma distância de 16 km do centro de Lavras da Mangabeira, a polícia prendeu o agricultor Sebastião Tomaz da Silva, de 57 anos, residente na Avenida Raul Barbosa, 147 daquele lugar. Ele tentou matar sua esposa Francisca Camilo Silva, de 51 anos, que foi lesionada com três facadas nas costas, abaixo do ombro e no braço esquerdo. Ela foi socorrida para hospital de Lavras com quadro clínico estável.
Perto odas 16 horas, no cruzamento das ruas José Marrocos e São Damião (Santa Teresa) em Juazeiro, o jovem Paulo Sérgio Lima, de 21 anos, foi lesionado com duas facadas atingindo-o nas costas e mão esquerda durante uma bebedeira em um bar. A vítima foi socorrida por populares para o HRC para ser submetida a uma cirurgia. O acusado foi identificado pela polícia como Felipe Gonçalves da Silva, de 21 anos, o qual terminou detido por populares com a arma e entregue à polícia.
No período da noite no Bar Wilson do Rosto que funciona na Avenida José Horacio Pequeno, em frente à Capela do Lameiro, o auxiliar de produção José Flavio Galdino da Silva, de 45 anos, residente na Rua Geraldo Costa (Novo Lameiro) em Crato, foi vítima de atentado à bala. O autor do tiro de revólver calibre 38 que não atingiu o alvo foi o padeiro Ailton Carlos de Lima, de 42 anos, residente na Rua Lavras da Mangabeira (Seminário), que transitava em um Fiat Uno vermelho. A vítima se envolvera em uma confusão e foi ameaçada de morte. Uma equipe da FTA foi ao local e viu o Fiat saindo em alta velocidade quando os PMs perseguiram e prenderam o acusado com a arma.
Já por volta das 22h30min na Pizzaria Come Come que funciona no cruzamento das avenidas Aílton Gomes e Paraná (João Cabral) em Juazeiro, três pessoas foram atingidas por disparos de revólver. Maria Ivonete Vieira Landim, de 24, e Cícélia Cavalcante de Sousa, de 20, saíram lesionadas no braço, enquanto Paulo Igo Oliveira Barros, de 18 anos, foi atingido no tórax. Os autores dos disparos trafegavam em um Fiat Siena de cor preta no qual fugiram e há indícios de passionalidade.
As duas jovens foram socorridas por populares para o HRC a exemplo do rapaz levado por uma equipe do GSU do Corpo de Bombeiro em estado grave. Testemunhas disseram que o atentado começou na Rua Maria de Lourdes Pimentel (Pirajá) e terminou no interior da pizzaria. A polícia soube depois de uma moto Honda CG 150 Titan de cor vermelha, ano 2005, e placa HWP-9213, inscrição de Juazeiro, abandonada na Rua Capitão Coimbra (João Cabral) por suspeitos de envolvimento no caso. Na Delegacia compareceu o dono da moto, Raimundo Anderson do Nascimento, de 21 anos, negando, porém está sendo investigada a sua participação.
AMEAÇAS E AGRESSÕES – Perto das 15 horas de sábado, na Rua Francisca Pereira Lopes, 600 (Pedrinhas) em Juazeiro do Norte, duas mulheres estavam brigando e a polícia foi lá encontrando Maria Helena Ferreira, de 20, a qual informou ter sido agredida com vários arranhões no rosto e ameaçada por Valdinea Fernandes Duarte, de 30 anos, ali residente. As duas foram levadas para a Delegacia Regional de Polícia Civil.
Na manhã de domingo, na Rua “B” (Bairro Cavaco) em Brejo Santo, foi preso o agricultor Francisco Bezerra de Sousa, de 43 anos, o Toré, ali residente. Ele teria agredido sua companheira Ana Cleide da Silva. Ainda em Brejo Santo, foi preso por ameaça Raimundo Poliano da Silva, de 22, com um punhal tentando matar Francisco França Ribeiro, de 32 anos. No final da tarde, no Sitio Lagoa do Mato em Brejo, a polícia prendeu Marciano Ferreira Barros após este agredir sua esposa Cristiane Pereira da Silva, ambos de 20 anos, no Balneário Chácara Emile por conta de ciúmes.
Em Juazeiro, por volta do meio dia na Rua Manuel Cassimiro (Jardim Gonzaga), a polícia prendeu Francisco Alves Pereira, de 42 anos, o Chico da Mundinha, por estar com uma faca ameaçando sua esposa Cícera Sandra Santana, de 41 anos. Ele responde inquéritos por ameaça, venda de bebidas a menor e violência doméstica. Na noite de domingo, no cruzamento da Avenida Aracaju com Rua da Paz (João Cabral), foi preso Franceildo dos Santos Galdino por estar ameaçando com uma faca sua esposa a adolescente J. T. F dos S., de 17 anos.
Por volta das 18h30min, no Sítio Arraial de Missão Velha, o vaqueiro Rodrigo oFélix dos Santos, de 32 anos, ali residente, foi ameaçado por um homem apelidado por Dão de Zena. A vítima foi pedir a ele para retirar um gado colocado indevidamente na fazenda de Macedinho gerando uma discussão e ameaças. Depois, ouviu apenas um disparo de revólver perto de sua casa e o acusado não foi encontrado pela polícia.
Comentários