EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Brejo Santo. Este município comemora hoje 124 anos de emancipação política e administrativa. A festa começou cedo, por volta das 5 horas, com alvorada festiva e hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, seguida de desfile cívico com concentração na Praça Dionísio Rocha de Lucena e participação de alunos da rede pública municipal, bem como de representantes de órgãos e entidades atuantes no município.
Conforme estimativa da organização da festa, pelo menos 10 mil pessoas acompanham a passagem do cortejo que marca oficialmente o início das comemorações em torno do aniversário do município. No entanto, várias outras ações já vem sendo desenvolvidas desde o final da semana passada. Na última sexta-feira foi inaugurada a Escola Estadual de Ensino Profissional Balbina Viana Arrais. Os jogos escolares, responsável pela reunião de estudantes de todas as escolas públicas do município, também foram abertos na última sexta-feira.
As comemorações em torno do aniversário de Brejo Santo atraem grande número de visitantes à cidade. O aumento no número de pessoas acaba resultando na ampliação da economia local. Neste período, hotéis e pousadas encontram-se lotados. O segmento do comércio é o mais beneficiado. "O comércio inteiro é beneficiado com as comemorações do período. Não há uma única loja que não tenha seu faturamento ampliado por conta do número de visitantes que a cidade recebe nesta época do ano", observa o secretário de Cultura de Brejo Santo, Miran Basílio.
De acordo com o gestor, como não existem mais vagas disponíveis em hotéis e pousadas, chácaras estão sendo alugadas para famílias inteiras que chegam ao município para participar dos festejos. "Hoje em Brejo Santo nós não temos mais uma vaga em hotéis e pousadas. Para atender à demanda o que há são alugueis de chácaras e residências porque todos os hotéis estão lotados e tem muita gente, muitas famílias que estão chegando nas próximas horas para comemorar conosco o aniversário do município", disse.
Um dos momentos mais esperados é a inauguração do Centro do Agronegócio do município, que acontecerá na próxima quinta-feira, a partir das 19 horas. O equipamento, que leva o nome do governador do Ceará, Cid Gomes, que já confirmou, inclusive, participação no ato de inauguração. O equipamento sedia na ocasião a feira agropecuária do município, ExpoBrejo. A área é uma das maiores do Nordeste, com 170 mil m², divididos em setores destinados a criadores de animais e a agricultores, que comercializarão seus produtos sem a necessidade de atravessadores. A expectativa é de que, com o Centro do Agronegócio funcionando, o setor cresça 40% nos próximos anos. O local possui, ainda, área para a prática da vaquejada.
O município realiza, anualmente, a mais tradicional competição da modalidade na região do Cariri Oeste. "Nossa expectativa durante as festividades é muito grande. Principalmente por conta da ampliação da vaquejada, um evento que já acontece há 45 anos e que, nesta edição, irá contar com a participação de competidores de todo o Brasil. Além disso, realizaremos nossa primeira exposição de animais no novo Centro do Agronegócio, contando com cerca de 2 mil animais de primeira linhagem e de raças muito valorizadas", comemorou o prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim, ressaltando, ainda, a comercialização de mini animais das mais variadas espécies, aves exóticas e a realização da Feira das Agricultura Familiar e do Artesanato, com cerca de 150 expositores. No período da exposição, de 28 e 31, também haverá shows toda noite no Centro do Agronegócio. Entre os artistas, Zezé di Carmo & Luciano, Léo Magalhães e as bandas Solteirões do Forró e Bonde do Brasil.
Estudantes participaram das primeiras manifestações em homenagem ao aniversários da Cidade. No fim de semana, programação especial de shows e exposição de animais completa a agenda
FOTO: ROBERTO CRISPIM
Roberto Crispim
Colaborador




Comentários